Caso de agressão a jornalistas aconteceu após a cerimônia de encontro de presidentes de países sul-americanos, no Palácio Itamaraty, em Brasília, na terça-feira (30)Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) emitiu uma nota de repúdio ao caso de agressão envolvendo jornalistas, que aconteceu após a cerimônia de encontro de presidentes de países sul-americanos, no Palácio Itamaraty, em Brasília, na terça-feira (30). Na ocasião, os seguranças partiram para cima dos repórteres após um princípio de tumulto iniciado quando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parou para conceder uma entrevista à imprensa. Em meio ao empurra-empurra, não foi possível registrar imagens do momento da agressão.

No documento, além do repúdio à violência, a ACIE também aproveita para se solidarizar com a jornalista Delis Ortiz, da TV Globo, que levou um soco no peito durante a confusão. A associação exige que providências sejam tomadas para a punição dos responsáveis, e ressalta que a liberdade de imprensa foi atacada junto com os jornalistas.

Abaixo, confira a nota na íntegra:

“A ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) vem a público repudiar a violência que aconteceu com os jornalistas, nesta terça-feira à noite, no Palácio do Itamaraty, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul.

Nos solidarizamos com os profissionais da imprensa. Em particular, com a jornalista Delis Ortiz, da TV Globo, que levou um soco no peito durante a confusão. Exigimos que providências sejam tomadas para a punição dos responsáveis. Afinal, é a liberdade de imprensa que foi atacada, junto com os jornalistas.

Os Correspondentes Estrangeiros associados à nossa entidade manifestam sua preocupação com o lamentável ocorrido e pedem que as autoridades competentes evitem que episódios como este se repitam no Brasil.”
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.