O Rio de Janeiro já foi Distrito Federal, mas parece que esqueceu-se disso. Falta sentar-se em torno de uma mesa o Governador do Estado, o Prefeito da capital e a cúpula do Exército, Marinha e Aeronáutica para discutir o fortalecimento do Rio. Apesar da forte presença das Forças Armadas, seja em termos do número de funcionários públicos, dos seus gastos, da atuação em inovação, produção e de todos os terrenos que possuem, o diálogo institucional com os militares é estreito. Foi ruim a notícia de que a Marinha transferiu as instalações da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico para o campus da Universidade de São Paulo. Antes a sede ficava no centro do Rio. A Marinha justificou a mudança da localidade do órgão dizendo que São Paulo concentra "conceituadas universidades". Como assim, se existe centro de saber nuclear na Coppe/UFRJ?. A área de defesa para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico é estratégica e por que não uma interlocução de alto nível com as Forças Armadas, sobre como gerar um jogo de ganha-ganha entre a atuação dessas instituições e o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Políticas para entregadores em moto

Mototaxistas e motofrentistas terão voz na Câmara MunicipalDivulgação / Prefeitura do Rio

Mototaxistas e motofrentistas terão a favor das suas reivndicações na Câmara Municipal uma frente parlamentar em defesa da categoria, presidida pelo vereador Marcio Ribeiro (Avante). Ela foi criada para debater infraestrutura, segurança e trânsito. "Vamos promover debates, reuniões pensando sempre em contribuir na defesa e representatividade destas categorias que tanto trabalham e merecem", disse.
Pacto em defesa das mulheres
No aniversário da Lei Maria da Penha na próxima segunda-feira (7), o Governo do Estado do Rio lança um pacote de ações para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. Com o Agosto Lilás, a Secretaria de Estado da Mulher mobilizou OAB e Tribunal de Justiça, e organizou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Absorventes nas escolas é uma obrigação
A prefeitura do Rio já distribuiu mais de 13 milhões de absorventes, impactando mais de 160 mil alunas da rede. O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, diz que "uma em cada quatro meninas já faltou aula no Brasil por não ter acesso a um item tão básico de higiene. Muitas passam por constrangimentos, usam jornal e outros materiais inapropriados que fazem mal à saúde e deixam de estudar por conta da falta de absorvente".
PICADINHO
Theatro Municipal recebe na próxima segunda-feira o músico indiano Shubhendra Rao, que traz concerto de sitar em homenagem à independência da Índia.

Exposição "O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí", de Riccardo Giovanni, será exibida de 8 a 31 de agosto no Palácio Tiradentes.

De volta aos palcos, a comédia "Cancelados - A Peça" fará apresentação hoje, às 19h, no Cineteatro, na Barra da Tijuca. Ingressos na plataforma Sympla.