Deputado Luiz Paulo esteve na CPI dos Trens, na Assembleia LegislativaDivulgação / Alerj

O transporte ferroviário no Brasil nunca será abrangente como nos Estados Unidos, Inglaterra e Rússia. O nosso modelo optou pelo desenvolvimento de rodovias. Para o Rio, o uso de trens de forma decente seria uma ótima saída. Hoje (15) será instalada a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, na Alerj. O objetivo é fortalecer a logística do transporte ferroviário de cargas. "A principal função é a integração territorial. Vamos falar da necessidade da ligação da região do Porto do Açu a Minas Gerais, integrando todo estado do Rio de Janeiro, fazendo escoamento do minério de ferro ou de grãos. É urgente também falarmos do transporte ferroviário de passageiros", afirma o deputado estadual Luiz Paulo, que integrou a CPI dos Trens na Alerj.
O esclarecimento de Paulo Melo

Paulo Melo é ex-deputado estadual do Rio de Janeiro.JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-deputado entrou em contato com a coluna para informar que a expressão "canja sem galinha" atribuída a ele em referência ao estilo do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, nunca foi de sua autoria. "Isso nunca foi falado por mim. Eu jamais comentei com qualquer político, jamais discuti com qualquer pessoa sobre este assunto. Até porque eu não tenho nada a ver com a Assembleia. Eu não gosto de me meter onde não pertenço. Eu não pertenço a Casa. Sou um ex-deputado".
Otoni de olho na COP30
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) tem feito várias viagens ao Pará. A razão é sua participação direta na organização da COP30, que acontecerá em Belém em 2025, estado governado por seu partido. Membro do Parlamento da Amazônia, Otoni defende a economia sustentável na floresta. "Não é possível falarmos de sustentação ambiental sem pensarmos no social. Não podemos condenar os povos originários e a população da Amazônia ao isolamento social e à miséria", disse o deputado.
Cartórios: difícil para todo mundo
A incidência do imposto sobre o serviço cartorial já foi garantida pelo STF. Os cartórios vêm discutindo na justiça a validade da cobrança do tributo municipal. A Procuradoria do Município do Rio aguarda a análise de ação cautelar protocolada pela instituição junto à 4° Câmara de Direito Público para revogar a liminar que suspendia o pagamento do tributo por alguns cartórios.
PICADINHO
A Ocyan realiza, hoje (15), a terceira edição do Innovation Day, evento que abre espaço para debates sobre temas que movimentam o mercado de inovação nos setores de óleo e gás e energia.

Mulher mais votada para deputada estadual na última eleição em Caxias, Juliana do Taxi (Podemos) foi nomeada pelo governador Cláudio Castro como subsecretária de Estado de Trabalho e Renda. Ela foi três vezes vereadora pelo município.

Em comemoração aos seus 75 anos, MAM Rio lança programa Sábados no MAM Petrobras, série de eventos na área externa do museu, de forma gratuita, para todos os públicos. Começa no próximo dia 19 e seguem acontecendo todos os sábados.
Secretaria Municipal de Habitação lança, hoje (15), o "Fala Comigo", serviço de atendimento em libras para pessoas com deficiência auditiva. Posto de Atendimento da Rua Senhor dos Passos, 50, onde pode ser feito o requerimento do Aluguel Social e inscrição para o programa Minha Casa, Minha Vida, terá atendimento duas vezes na semana - terças e quintas. Nos outros dias, o serviço será feito através de chamada de vídeo.