No primeiro semestre, houve mais de 13 mil novas vagas na construção no estado do RioFernando Frazão/Agência Brasil

A construção está liderando o saldo positivo de empregos na indústria fluminense, este ano. No primeiro semestre foram mais de 13 mil novas vagas, segundo estatísticas do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência. Este resultado positivo aconteceu em 61 dos 92 municípios do Estado. O recente anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, que destinará ao Estado do Rio a maior parte dos recursos, também indica outro estímulo para a construção. A capital concentra a maior parte dos postos de trabalho gerados, ultrapassando 4 mil vagas. Mas as regiões Leste e Norte, mais Nova Iguaçu, Duque de Caxias e municípios adjacentes, somam mais de 8 mil postos no saldo positivo até junho. O setor, aliás, vai realizar de 19 a 21 de setembro, no Píer Mauá, seu maior evento da história. O Rio Construção Summit, promovido pelo Sinduscon Rio com participação da Firjan, terá o foco em conteúdo, com mais de 180 palestrantes do Brasil e do exterior abordando principalmente temas ligados à ESG e inovação. A inscrição é gratuita.
Lagoa Rodrigo de Freitas pede proteção

Animais começam, progressivamente, a tomar conta da LagoaMário Moscatelli

O biólogo Mario Moscatelli, mestre em ecologia, especialista em gestão de ecossistemas costeiros, pede atenção à Lagoa. "A palavra mágica foi dita pelo Rominique: 'restauração/recuperação da vegetação'. Esse é o primeiro e longo passo para que a fauna, progressivamente, tome conta do que um dia foi seu. Destaco que é um caminho longo em termos humanos, mas um piscar de olhos para a natureza. O mesmo processo eu vivo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Há de se perceber que esse processo de recuperação deve ser protegido, bem como intensificadas todas as ações de proteção do que ainda não foi degradado".
Lei Paulo Gustavo para o Rio
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança na próxima segunda (4) programação com 19 chamadas públicas elaboradas através da Lei Paulo Gustavo, que somam investimento de mais de R$ 139 milhões. É o maior pacote de editais da história do Rio de Janeiro, que vai atender diferentes linguagens do setor cultural. O evento será na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, e terá presença do governador Cláudio Castro e da secretária Danielle Barros.
Miro Teixeira: a luta continua!
O ex-deputado federal Miro Teixeira (PDT), que já foi ministro das Comunicações entre 2003 e 2004 pelo governo Lula, exerceu 11 mandatos na Câmara dos Deputados representando o estado do Rio de Janeiro, é um homem de luta. Ele está no final da recuperação de Covid e quase pronto para retomar suas atividades.
PICADINHO
Cinema Nosso está com inscrições abertas para o 8ª Festival Super Hacka Kids, formação em cultura digital, destinadas para jovens de 10 a 14 anos. Interessados devem se inscrever, até hoje (30), pelo site da organização.

Espetáculo "Improvisações Selvagens" fecha temporada nesta sexta-feira (1º), às 20h, na Cia de Teatro Contemporâneo, em Botafogo, no Rio. Ingressos pelo Sympla.

Coletiva "Fios da Vida" apresenta, hoje (30), a performance "Rabo de Pano", com o artista Robson Xavier, no Centro Cultural Correios.