Idosos acima de 60 anos já tinham gratuidade em ônibus desde 1990, mas lei não é cumpridaMarcelo Camargo/Agência Brasil

A Alerj aprovou em segunda votação projeto de lei do deputado estadual Jari Oliveira estendendo a gratuidade do transporte metroviário, ferroviário e das barcas para as pessoas com mais de 60 anos. Atualmente vale para quem tem 65 anos. Texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. Nos ônibus, já era de 60, desde 1990, por lei, mas não é cumprido. O MetrôRio avalia com preocupação, pois - segundo ele - "o mesmo carece de fonte de custeio para a sua legalidade. E impactará diretamente o equilíbrio econômico-financeiro da concessão metroviária, cabendo ao Governo do Estado do Rio de Janeiro o ressarcimento integral à concessionária ou o aumento da tarifa atual praticada". E a Supervia informou que "ainda está avaliando os impactos que invade a competência do executivo, descumpre o estatuto do idoso por não indicar a fonte de custeio. Isso acarretaria ainda num aumento para os usuários pagantes". 
Cooperativas com vigilância 24 horas: sim ou não?

Martha Rocha se reúne com presidente da OCB/RJ sobre cooperativasOctacilio Barbosa

A deputada estadual Martha Rocha e o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, se reúnem com dirigentes de cooperativas de crédito do estado do Rio de Janeiro no próximo dia 30. A pauta do encontro será a nova legislação, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e que determina que bancos e cooperativas de crédito do estado contratem vigilância armada para atuar 24h por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O pleito da OCB/RJ é ajustar o texto e excluir as cooperativas, já que a maior parte delas não movimenta dinheiro em espécie e todas já dispõem de seguro.
Comemoração sem fogos
A comemoração dos 100 anos do Copacabana Palace com show do Alok, hoje (26), fez ligar sinal de alerta no presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara, Luiz Ramos Filho. Isso por causa do estrondo do foguetório. "A barulheira é proibida por lei, porque prejudica animais, idosos, autistas, crianças e enfermos. Todos, inclusive o Copa, têm que se adequar às regras e usar os fogos menos barulhentos ou show de luzes", disse o parlamentar.
Minha Casa, Minha Vida em Itapemirim
Entre as propostas da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social enviadas ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, está incluído projeto para 400 moradias no Complexo do Alemão, na região do Itapemirim.
PICADINHO
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio (SBDRJ), Antonio D'Acri recebe dia 31 Medalha Pedro Ernesto, na Câmara Municipal. Quem concede é o vereador Rafael Aloísio de Freitas.

Campus Barra da UVA sedia hoje (26) edição do Rio Crypto Hub, evento gratuito que debate futuro da tecnologia e Web3.

Espetáculo "Em Busca de Judith" termina temporada amanhã (27), no Sesc Copacabana. Em cena, Jessica Barbosaalterna entre o relato biográfico, narrações de antigas fábulas e teatralidade quase cômica de personagens que marcaram sua busca.