Rodrigo Drable esclareceu mudança no salário dos professores da rede municipalReprodução do Instagram

Conforme a eleição para prefeito fica mais próxima, aumenta a tensão nos municípios. Os políticos ficam ouriçados. Noticiamos aqui a insatisfação de parte dos professores de Barra Mansa com a gestão da educação na cidade. A oposição aproveitou a deixa, agitou a discussão e aumentou a temperatura. Publicamos aqui no Informe, inclusive, as consequências desta ação. O prefeito Rodrigo Drable informou que "a questão não é de falta de recurso, muito pelo contrário. Barra Mansa é a cidade com o maior salário do Sul Fluminense. A diminuição do Adicional de Regência de 95% se deu pelo fato do salário base ter dobrado. Quando o salário era baixo, criamos o adicional para fazer compensação e tornar digno o salário do professor. Já dei 46,72% de aumento. Só não consigo incidir sobre o novo salário, os mesmos 95%, pois ultrapassa a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Meu problema é que eu quis ajudar antes dos outros e, agora, querem o dobro. Ressalto. Pago o maior salário de toda a região, muito mais que Resende e Volta Redonda, que são cidades com renda per capita muito maior".
Como está o transporte na Região Metropolitana?

Cariocas podem responder pesquisa sobre transporte públicoVanessa Ataliba/Agência O Dia

Instituto Rio Metrópole, do governo do Estado, lança Pesquisa Online de Avaliação dos Sistemas de Transportes Metropolitanos para ter dados de opinião da população carioca sobre aspectos da mobilidade da Região Metropolitana. Serão avaliados trem, metrô, VLT, ônibus municipais e intermunicipais, BRTs, barcas, além do Sistema Cicloviário, Calçadas e Sistema Viário/Trânsito. A pesquisa pode ser respondida até dia 3 de setembro pelo link: http://www.prm2034.com.br/pesquisa
Pedágio que investe nas cidades
Municípios de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia receberam, no total, R$ 5,9 milhões da CCR ViaLagos no primeiro semestre deste ano. O valor incide sobre a tarifa de pedágio e é repassado diretamente às prefeituras reforçando o orçamento dos municípios. A divisão do valor é proporcional à quilometragem da cidade cortada pela rodovia.
Desigualdade: um problema sério do Rio
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais desigual do Brasil — está atrás apenas de Paraíba e Roraima. Os dados estão na última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), divulgada em 2023. O estudo serve para medir, entre outras coisas, a desigualdade social em todo o país. O dado faz parte da pesquisa do Instituto Dara, que atua na promoção da saúde e do desenvolvimento humano por meio da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza.
PICADINHO
Nova Friburgo recebe 1ª Edição do Boteco na Serra. Festival acontece de sexta (25) até domingo (27) com o melhor da gastronomia e música ao vivo. Ao todo, serão 20 expositores com comidas e bebidas de boteco.

Encenado por Lucélia Santos, espetáculo “Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive” chega ao Rio em curtíssima temporada, desta sexta-feira até domingo, no Teatro Municipal Ipanema.

Estreia hoje (23) "Brás Cubas", versão cênica da Armazém Companhia de Teatro para a obra-prima de Machado de Assis. De quarta a domingo, no Teatro II do CCBB.