Aspásia Camargo explica apatia do PSDB no Rio de JaneiroReprodução/Facebook

O PSDB nunca conseguiu fincar pé no Rio de Janeiro. O prestígio em torno do falecido governador Marcello Alencar talvez tenha sido o último suspiro. Mesmo quando João Doria estava com força e impôs na presidência do Rio, Paulo Marinho, as coisas andaram. Para a cientista política Aspásia Camargo, tudo tem explicação. "O PSDB nunca penetrou como devia no Rio de Janeiro, porque permanecemos embalsamados pela nostalgia do passado, sob a influência do velho PTB e do brizolismo que tentou ressuscitar com a redemocratização, mas fracassou. O Rio já não era mais a caixa de ressonância política do Brasil. E, de lá para cá, nosso isolamento político nos distanciou do Brasil e de Brasília. Nossa classe política estagnou e retrocedeu ao passado. O estado e a cidade vêm decaindo no ranking da economia brasileira. É hora de mudar de rumo e de propor a criação de uma cidade federal semelhante a outras cidades do mundo: Hamburgo, Dresden, São Petersburgo e até Buenos Aires. Só um pacto federativo poderia reconstruir a economia regional e a governança de uma cidade e um estado esquartejados entre os poderes, federal, estadual e municipal que rivalizam e não cooperam uns com os outros."
A coisa certa: Prefeitura recua muro

Muro no bairro do Rocha oferecia riscos à operação de trens.Reprodução

No mês passado, o Informe do Dia trouxe a notícia da construção de um muro que oferecia riscos à operação dos trens da Supervia e aos passageiros no bairro do Rocha, Zona Norte do Rio. Foto e vídeo comprovavam que a obra da Prefeitura do Rio havia avançado além do permitido, não cumprindo o projeto que havia sido apresentado anteriormente. Ao reconhecer que havia o problema, a Prefeitura tratou de consertá-lo imediatamente. Agora, o muro foi recuado e está respeitando as distâncias determinadas no projeto.
Rabello de malas pronta para a Europa
O economista Paulo Rabello de Castro que já ambicionou a Prefeitura do Rio ou o Governo do Estado fez sua última aparição pública este ano no Brasil ao participar da audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ele fez 5 sugestões para o aperfeiçoamento da Reforma Tributária. Rabello está de malas prontas para Lisboa. Ele ficará em Portugal até dezembro.
Combate ao trabalho escravo em debate
Subcomissão de enfrentamento ao trabalho escravo realiza debate público no Rio, dia 6 de outubro. Na audiência, estarão presentes o deputado federal Reimont, a deputada estadual Marina do MST e o vereador Edson Santos, além de outras autoridades, como o ministro Silvio de Almeida.
PICADINHO
Projeto "Tambor no Valongo", com atividades culturais afro-brasileiras, tem edição "Ibejada", hoje (30), às 15h, no Cais do Valongo. Entrada franca.
Fashion Mall promove campanha de doação de brinquedos em favor da ONG TamoJunto. Para doar, basta deixar o brinquedo em uma das caixas coletoras, Pisos L1 e L2.
Grupo Musical Chão de Folhas realizará, amanhã (1º), às 11h, espetáculo dedicado à música de Hekel Tavares, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca.