O velho sonho do carnavalesco Joãosinho Trinta e do diretor de Carnaval Laíla de ter um Museu do Samba no Rio de Janeiro que reunisse o acervo do mais importante produzido na folia não se realizou por completo. Por acaso, a memória dos dois talentos foi reverenciada no Carnaval deste ano. É bem verdade que o Museu que existe na Mangueira foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro depois de lei de iniciativa da deputada Dani Balbi (PCdoB). Mas ainda é pouco. Mesmo o governador e o prefeito da cidade serem incentivadores do Carnaval, ainda não se tem um espaço maior e com investimentos que a iniciativa merece. Nem mesmo as obras do MIS, em Copacabana, estão concluídas. Faltam os padrinhos.
Erika Hilton agita a Marquês de Sapucaí
Deputada federal Erika Hilton foi destaque no desfile da Paraíso do Tuiuti - Pedro Teixeira / Agência O Dia
Deputada federal Erika Hilton foi destaque no desfile da Paraíso do TuiutiPedro Teixeira / Agência O Dia
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi uma das parlamentares mais atuantes durante os desfiles das escolas de samba do Rio. Na mesma semana em que recebeu o título de cidadã honorária da cidade do Rio de Janeiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, antes do desfile da Paraíso do Tuiuti, no qual integrou a comissão de frente, a parlamentar discursou e prometeu defender no Congresso Nacional os direitos das pessoas negras e LGBTQIAPN+.
Comissão de Direitos Humanos da Alerj divulga dados de 2024
A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) foi reconduzida, pela terceira vez, à presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa. Na ocasião foram divulgados dados do trabalho realizado em 2024. Das cerca de 1.400 denúncias de violações, mais da metade são relacionadas à violência de agentes do Estado (51,1%), sendo 67,2% dos casos contra pretos e pardos.
Rio adere ao compromisso nacional de alfabetização infantil
A Alerj aprovou projeto do deputado Dionísio Lins (Progressistas) sobre melhorias na alfabetização, seguindo o Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada regulamentado por decreto federal. "É necessário adotar métodos de alfabetização condizentes e ter ciência do material didático que será disponibilizado aos alunos", explicou.
PICADINHO
Inaugurado há 70 anos como sanatório para pacientes com tuberculose, o Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Curicica, foi reconhecido como centro de mentoria em doenças infecciosas pela Sociedade Europeia de Infectologia e Microbiologia.
A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, receberá financiamento de R$ 18,8 milhões da FINEP para preservação, digitalização e disponibilização de acervos na Biblioteca Nacional Digital.
O Cinema Nosso está com inscrições abertas para cursos gratuitos e on-line para mulheres negras, trans, indígenas e refugiadas, entre 18 e 29 anos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.