A aposentadoria do juiz Marcelo Bretas está repercutindo no meio político. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, comentou nas redes sociais: "Após 2436 dias do juiz Bretas interferir de forma ilegal e criminosa nas eleições do Estado do Rio, a justiça finalmente foi feita. O CNJ o expulsou por ficar devidamente comprovado que, por motivação política, ele fraudou as eleições de 2018 ao mentir contra o candidato Eduardo Paes, quando eu liderava as pesquisas. Esse Bretas utilizou uma das artimanhas mais baixas e covardes: usou o aparato do estado para ameaçar e coagir pessoas, obrigou a inventar mentiras contra mim com o objetivo de manipular a população e induziu voto na chapa que apoiava, formada por Witzel e Cláudio Castro. Eu perdi a eleição, mas não perdi a dignidade. Aceitei o resultado e segui em frente porque acredito na democracia e que a verdade prevalece".
Comissão analisa cumprimento de metas fiscais pelo estado
Deputado André Corrêa (PP) alertou para previsão de déficit no estado - Thiago Lontra / divulgação
Deputado André Corrêa (PP) alertou para previsão de déficit no estadoThiago Lontra / divulgação
A Comissão de Orçamento da Alerj analisa, dia 7, o cumprimento das metas fiscais e o balanço das despesas e receitas do 1° quadrimestre, como a LRF exige. "O objetivo é confrontar as metas com a realidade orçamentária e verificar a arrecadação e os gastos", explica o presidente da Comissão, deputado André Corrêa (PP). Os secretários de estado de Fazenda, Juliano Pasqual, e de Planejamento, Adilson Maciel, estarão presentes na reunião.
Instituto Pereira Passos lança Coleção Estudos Cariocas
O Instituto Municipal Pereira Passos lançou nova edição da Coleção Estudos Cariocas, com o tema "O futuro do desenvolvimento do Rio de Janeiro", de forma gratuita e on-line no site da revista. Os estudos são utilizados pelo IPP para propor soluções e promover o crescimento econômico da capital fluminense.
Projeto aumenta segurança em carros de aplicativos
A Câmara Federal aprovou projeto do deputado Aureo Ribeiro (SDD-RJ) que obriga empresas de aplicativo a criarem dispositivo para usuários e motoristas comunicarem, de forma rápida e silenciosa, situação de risco. O sistema compartilhará com a polícia a localização do veículo em tempo real.
PICADINHO
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Rio, Tatiana Roque, participa, em Paris, de encontro da Unesco sobre inteligência artificial em serviços públicos.
O espetáculo "Dicas para sofrer em paz", indicada ao Prêmio do Humor 2025, reestreia hoje, às 20h, no Teatro Ipanema, com Lulu Carvalho, e direção de Ana Carolina Sauwen. Rua Prudente de Morais, 824.
Patrícia Fairon apresenta, até 07 de junho, a exposição "Natureza Fantástica", no Centro Cultural Correios RJ. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.