A Câmara Municipal do Rio de Janeiro apreciará o "Pacote Anticriminalidade" finalizado em maio deste ano. Protocolado pelo vereador Pedro Duarte (Novo), inclui responsabilização por pichação, multa a partir de R$ 10 mil para invasões de propriedades privadas e públicas, e proibição de homenagens a condenados por crimes hediondos. Outro projeto tramita desde fevereiro e veda a administração pública de contratar shows e artistas que façam apologia ao crime organizado, conhecida como Lei Anti-Oruam (PLC 16/2025). A proposta replica seis dos 15 projetos de um pacote similar apresentado pela vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) em São Paulo. A parlamentar integra o MBL (Movimento Brasil Livre), de perfil político liberal-conservador vinculado à direita, ativo desde 2014.
Medo da Guerra afeta preço do petróleo
Refinaria de petróleo atingida no Teerã, no Irã, após ataques de Israel - AFP
Refinaria de petróleo atingida no Teerã, no Irã, após ataques de IsraelAFP
Os setores de transporte, atacado, varejo e trabalhadores rodoviários que utilizam combustível no Rio de Janeiro vão aguardar posição da área econômica em Brasília para decidirem como agir se a escalada da guerra entre Irã e Israel aprofundar ainda mais. A reação imediata do mercado de petróleo foi de alta, mas a semana começa com sinais de estabilização. Há possibilidade de potências evitarem que o conflito possa se disseminar pela região.
Combate às drogas nas escolas vira lei
O programa de combate às drogas nas escolas municipais, do vereador Inaldo Silva (Republicanos), agora é lei. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, 30% das instituições estão em regiões dominadas pelo tráfico de drogas e 28,4% em áreas controladas pela milícia. "Teremos parceria com a Guarda Municipal que disponibilizará informações e aconselhamentos aos alunos sobre os riscos e as consequências do tráfico", informou o autor.
Vereadores na luta contra mosquitos
A Câmara Municipal do Rio realizou audiência pública para solucionar a infestação de mosquitos, principalmente na Zona Oeste. Moradores reclamam de inchaço, coceira, vermelhidão e alergia. O presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), criou comissão presidida pelo vereador Marcelo Diniz (PSD), sobre o assunto.
PICADINHO
Alerj realiza audiência "Lideranças do Orgulho Autista" com especialistas sobre Transtorno do Espectro Autista. Hoje, às 10h, sob a coordenação do deputado Marcelo Dino (União Brasil).
O Shopping Metropolitano, na Barra, recebe até hoje a campanha "Doe Abraços Quentinhos", promovida pelo Instituto SYN e a plataforma Atados, para arrecadar roupas e acessórios de inverno a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Começa hoje o MIMO Festival, sob a direção de Lu Araújo, com shows, cinema, palestras e concertos, totalmente gratuitos, em espaços culturais da Zona Norte à Zona Sul.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.