Projeto de lei dispõe sobre eleição indireta caso o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), renuncieRenan Areias/ Agência O Dia

O governador Cláudio Castro quer uma vaga para o Senado na eleição do ano que vem. O ex-vice Thiago Pampolha foi para o Tribunal de Contas. Em abril do ano que vem, o Rio pode amanhecer sem governador e sem vice. Caberá à Alerj, conforme estabelece a Constituição, dar rumo institucional à situação de vacância. Ontem saiu publicação no Diário Oficial sobre projeto de lei complementar que dispõe sobre as regras para eleição indireta do novo governador e vice em caso de dupla vacância. O autor, deputado Luiz Paulo (PSD), entende que os eleitos completarão o período restante do mandato vigente e que a Lei Complementar entra em vigor na data de publicação. A leitura política é que a escolha secreta pode proteger o deputado eleitor de pressões. Outros pensam que se fosse aberto traria-se mais transparência ao processo. No Rio, a Alerj aprovou, em 2001, emenda constitucional garantindo o voto aberto no processo de cassação de mandato. Em função dessa mudança, cassou com voto aberto o mandato do deputado Marcos Abrahão (Avante) em 2003. No entanto, decisão do Supremo Tribunal Federal, a partir de Ação Direta de Inconstitucionalidade, obrigou a Alerj a reempossar Abrahão.
Projeto garante UTI para pessoas 80+

Deputado federal Reimont tem projeto obrigando UTI para os mais idososBruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal aprovou substitutivo do deputado Reimont (PT-RJ), determinando que, quando não houver vaga em UTI em hospitais públicos para idosos com 80 anos ou mais, o poder público deverá recorrer à rede privada, na forma da participação complementar já prevista em lei. Atualmente, a transferência é uma possibilidade, e não obrigação. "Isso amplia do direito a todos os idosos", afirma o parlamentar.
Feira de São Cristóvão inaugura sala do empreendedor
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae-RJ, inaugurou um espaço de atendimento gratuito aos empreendedores. Além de abrir e dar baixa em MEI, será possível emitir DAS, fazer alterações cadastrais e parcelamento de dívidas, entre outros serviços. "O empreendedor poderá tirar dúvidas sobre o seu negócio e receber cursos gratuitos para seu aperfeiçoamento", explica o secretário Manoel Vieira.
Rodrigo Maia voa abaixo do radar
O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia atualmente preside a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin). No lançamento da nova marca da Confederação, mostrou-se aos parceiros, lideranças, autoridades e colaboradores uma silhueta mais esbelta e um semblante mais tranquilo de quando batia de frente com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
PICADINHO
O West Shopping, em Campo Grande, recebe um posto de coleta do Hemorio. Hoje, das 10h às 15h. Estrada do Mendanha, 555.

O livro "Ébano sobre os canaviais", que recebeu o Prêmio Kindle, será debatido pela autora, Adriana Lomar, e a jornalista e escritora Rachel Quintiliano. Hoje, às 15h, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro.

Hoje e amanhã acontece o Arraiá em Ipanema, parte do circuito oficial do São João do Rio, com música, comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras. Das 11 às 21h, na Praça Nossa Senhora da Paz.