Os pescadores artesanais do estado estão sendo prejudicados pela ampliação da pesca industrial Rede social

A pesca artesanal é uma atividade fundamental para as comunidades costeiras de todo o estado do Rio de Janeiro, fonte de renda para pelo menos 8 mil pescadores fluminenses. Porém, ela vem sendo enfraquecida pela ampliação da pesca industrial e pela venda de pescados vindos diretamente de entrepostos, ameaçando o pescador caiçara local que sai diariamente para buscar no mar o sustento de sua família. Para minimizar essa disputa desleal, o deputado Dionísio Lins (Progressistas) irá entregar em mãos ao governador Cláudio Castro um projeto para preservar essa tradição onde pede que somente pescadores que são moradores desses municípios, conhecidos como caiçaras, e que façam parte de associações de pescadores locais, sejam autorizados a vender o pescado em locais demarcados. "As prefeituras que possuem essas associações ficariam responsáveis pelo cadastramento e por apontarem locais para que esses pontos sejam criados à beira-mar, assim como o número de pescadores autorizados a atuar", diz ele.
Retiros cristãos em espaços públicos

Jordy quer aumentar número de lugares públicos para os cristãos cariocasReprodução Redes Sociais

Evangélicos estão buscando espaços de convivência separados dos fiéis de outras religiões. É o caso da construção de um condomínio de edifícios chamado Residencial Clube Manancial da Fé, na Baixada Fluminense. Em paralelo, o deputado Renan Jordy (PL), visando ampliar encontros e retiros cristãos no estado do Rio, quer permissão para utilizar espaços públicos, como escolas, quadras esportivas, teatros e bibliotecas. "Os eventos contribuem com a redução da violência, da criminalidade e do uso de drogas”, alega.
Caravana da Ciência atinge mais de 1 milhão de fluminenses
A Caravana da Ciência, que percorre o estado do Rio de Janeiro com experimentos científicos, atingiu mais de 1 milhão de pessoas em 60 municípios. Para comemorar os 18 anos do programa da Fundação Cecierj, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, estará este mês em Cantagalo, Trajano de Moraes e Pinheiral.
Médicos de família anunciam greve por salário
Os médicos de família das 1370 equipes do Rio farão uma paralisação nos dias 4,5 e 6 de agosto. Eles denunciam 30% de defasagem salarial, "calote" no pagamento de variáveis previstas em contratos e excesso de cadastrados por equipe. "O próprio secretário declara que não dá pra trabalhar com mais de 3 mil cadastrados, mas atualmente mais de 50% das equipes têm mais de 4 mil cadastrados. Equipes superlotadas possuem mais espera por consulta, menos resolutividade, ineficiência nos tratamentos e sobrecarga aos trabalhadores, levando à piora da assistência à população", afirma o Sindicato da categoria.
PICADINHO
Na programação do Sesc na Flip, a mesa "Poder, Política e os Custos Planetários da Inteligência Artificial", baseada no livro "Atlas da I.A.: poder, política e os custos planetários da inteligência artificial", terá participação da jornalista Patrícia Campos Mello, do comunicador Marcelo Tas e do sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira.
"Takotsubo, Coração Partido", de Cláudia Mauro e Monica Guimarães, no elenco ao lado de Guilherme Dellorto, termina temporada hoje, às 18h, no Teatro Laura Alvim.

"Tudo que aquece", movimento para arrecadar agasalhos para pessoas em situação de rua, realizará ação amanhã, às 16h, na Casa com a Música. Rua Joaquim Silva, 67, na Lapa.