Ipanema, na Zona Sul do Rio, registrou alta de 51,6% no preço médio do metro quadrado para locaçãoFreepik

Quem está procurando um imóvel para alugar já percebeu que os preços permanecem aquecidos no Rio. E as pesquisas também comprovam este cenário. Para se ter ideia, o valor médio do metro quadrado (m²) atingiu um novo recorde em agosto chegando a R$ 38,73. A alta é de 0,54% ante julho, sendo o 24º mês consecutivo de avanço dos preços na cidade. O levantamento é do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb. O principal aumento registrado foi em Ipanema: 51,6% no preço médio do m². O estudo indica ainda que os imóveis de um e dois quartos foram os responsáveis por esse movimento, com crescimento de 1,12% e 0,16%, respectivamente, em agosto na comparação com julho. Já os de três quartos tiveram leve retração de 0,25% no mês passado.
Na outra ponta, dos 35 bairros monitorados pelo índice, apenas dois registraram queda, ambos na Zona Norte. Em Cachambi, os preços caíram 7,2% no período. E em Todos os Santos a redução foi de 1,1%. "Chama a atenção o fato de apenas dois dos 35 bairros do Rio terem registrado uma desvalorização no último ano, sendo que em um deles esse percentual ficou na casa do 1%. Isso mostra o quanto o mercado está aquecido e como a valorização tem se espalhado de forma homogênea por toda a cidade", analisa Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.
Ele diz ainda que, enquanto nas outras capitais do país há um movimento claro de desaceleração no preço do aluguel, no Rio esse processo é mais lento. “A cidade já registra dois anos seguidos de aumento no preço e, apesar de em agosto a alta acumulada em um ano ter se estabilizado, será preciso entender nos próximos meses a dinâmica do mercado local para ver uma tendência mais consolidada", explica Reis.