Ruy França (CID) e Átila da Ótica (Avante)Arquivo/ Ludmila Lopes (RC24h)

Em uma sessão realizada na tarde desta terça-feira (6) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os novos vereadores de Cabo Frio, Átila da Ótica (Avante) e Ruy França (CID), foram confirmados após a retotalização dos votos da eleição municipal de 2020. A medida foi necessária devido à cassação dos mandatos dos parlamentares Vinícius Corrêa (PP) e Vanderson Bento (PTB), que foram implicados em um esquema de candidaturas femininas fictícias.
Segundo divulgado, Átila da Ótica e Ruy França assumirão os postos após terem sido confirmados como os próximos mais votados nas eleições de 2020, com 915 e 626 votos, respectivamente.
Vanderson e Vinícius perderam os mandatos por violação da legislação eleitoral, que estipula que cada partido ou coligação deve reservar no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas para cada gênero. A manipulação desta regra, com a inscrição de concorrentes fictícias para cumprir a cota mínima de candidaturas femininas, resultou na cassação de seus mandatos e na punição dos partidos envolvidos.
Uma curiosidade é que, apesar da cassação ter sido resultado de uma violação da cota de gênero, os novos vereadores empossados são homens.
Agora, a questão que permanece é: Ruy França, que atualmente é secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, vai permanecer na vereança? Porque, se depender da vontade do prefeito José Bonifácio (PDT) o secretário continuará onde está. Mas este mistério deve ser revelado ainda nesta terça.