Deputado estadual Dr. Serginho na Alerj TV Alerj/Reprodução

Em meio à polêmica envolvendo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diante da proposta do deputado bolsonarista, Anderson Moraes (PL) que apresentou o projeto de lei propondo a extinção da UERJ e a transferência da oferta de vagas para as instituições privadas, eis que a voz do bom senso veio de um colega de bancada: o Dr Serginho (PL).
Moraes usa o argumento de que a Universidade é um dos órgãos estaduais que causa maior impacto no orçamento estadual, “concentrando milhões de reais do pagador de imposto numa estrutura pesada e com resultados contestáveis”,

Dr Serginho, como líder do governo Castro na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), fez uma reunião nesta terça-feira (5) com Anderson, e com o presidente da CCJ, Rodrigo Amorim, e propôs um acordo para retirada do projeto da pauta. A expectativa é que o projeto não volte à discussão neste ano para evitar comprometer a disputa eleitoral pela reitoria.

Dr. Serginho, através de sua assessoria, disse que era “respeitoso ao trabalho do deputado Anderson Moraes, porém, se coloca contra o Projeto de Lei 4673/2021 e defende a expansão do ensino da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com autonomia administrativa e liberdade de pesquisa”. Ou seja, em outras palavras, foi um “com todo respeito ao nobre colega, mas eu tô fora!”. Talvez fosse isso que Serginho gostaria de dizer, mas preferiu a polidez.
 
DELÍRIO DE JUSTIFICATIVA 
Deputado Estadual Anderson Moraes - Thiago Lontra/Alerj
Deputado Estadual Anderson MoraesThiago Lontra/Alerj

Na justificativa, o bolsonarista Moraes afirma ainda que é “nítido aparelhamento ideológico de víes socialista na Universidade, com clara censura ao pensamento acadêmico de outras linhas de visão de mundo”. Típico delírio da extrema direita para causar polêmica e pautar o debate.
No entanto, a lacração de Anderson vai no caminho contrário aos planos de Dr. Serginho, que é autor do projeto que levou um campus da UERJ a Cabo Frio, com os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, levando a oportunidade de formação gratuita e de qualidade aos estudantes da Região dos Lagos. Além disso, Serginho, enquanto Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, implantou o Hospital Universitário Hésio Cordeiro, vinculado à UERJ, que oferece tratamento de ponta a pacientes que necessitam de internação em casos de baixa e média complexidade.

Serginho vem se revelando a voz sensata do bolsonarismo. Quem diria, hein?! Um deputado de direita, mas ao que parece, mais moderado, mais responsável com o todo. Em Cabo Frio a notícia caiu como alívio, afinal, muita gente sonha com uma vaga numa das melhores universidades do país, que acaba de ganhar um campusnacidade.