Evaristo Conceição/ Eduardo MarinhoReprodução/Ascom

O 1º LiterArraial, que ocorreu de quinta-feira (5) a sábado (7), foi um verdadeiro sucesso. Com a presença de ilustres personalidades como Eduardo Marinho, Conceição Evaristo e shows de Júnior Carriço e Kell Smith, o evento foi encerrado com chave de ouro. O secretário de Educação cabista, Bernardo Alcântara, já confirmou uma nova edição para 2024. A estimativa é que, nos três dias da festividade, mais de 20 mil pessoas tenham passado pela Feira Literária e Cultural, no Parque Público Hermes Barcelos, na Prainha.
“É um evento que já entrou no calendário do nosso município. A gente espera todo ano estar podendo proporcionar um evento como esse. A gente está muito feliz com o resultado. Poder presenciar a alegria das crianças, adquirindo um livro, incentivando a leitura, a cultura. E abrir um espaço, um equipamento como esse, que era pouco utilizado e que agora com certeza vai ser um equipamento completamente voltado para educação e para cultura do nosso município”, disse Bernardo em entrevista exclusiva
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal RC24h (@rc24hnoticias)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal RC24h (@rc24hnoticias)

O primeiro bate-papo da tarde de sábado (7) contou com o escritor Eduardo Marinho e o historiador Pierre de Cristo, com mediação do Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação de Arraial do Cabo, Professor Flávio Guimarães.
Em entrevista, Eduardo Marinho falou da importância do evento. “Eu acho que iniciativas como essa são raras, porque não tem nada que construa um país melhor do que educando as crianças que vão ser o povo amanhã”.

CONCEIÇÃO EVARISTO NO LITERARRAIAL

Ainda no sábado (7), o evento recebeu a linguista, escritora, pesquisadora e professora universitária, Conceição Evaristo. Uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaios. Conceição é vencedora do Prêmio Jabuti e Personalidade Intelectual 2023 e, é claro, um verdadeiro ícone do movimento negro.
À coluna, Evaristo elogiou a iniciativa do evento e do incentivo dado pelo município. “Pode ser que algumas famílias aqui, é a primeira vez que tem um livro que é da família e que chega em casa, né? E acho que cada aluno, cada pai de aluno, cada professor, inclusive, que sai daqui com o livro, eu acho que esses eventos também eles formam leitores. Formam leitor, formam público leitor, isso é importante. Balança, então, um saldo positivo. Saúde positiva, um mundo positivo e a gente fica na expectativa que esses eventos possam ser cada vez mais constantes, né? Que fique marcado como compromisso todo ano”.
Confira na íntegra:
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal RC24h (@rc24hnoticias)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal RC24h (@rc24hnoticias)