Representantes da empresa municipal de multimeios e do governo de Macabu definiram a parceria nessa quinta-feira Foto Renan Prado/MultiRio
Conceição de Macabu - Estimula os alunos da rede municipal a atuar como jovens repórteres e a desenvolver competências digitais, socioemocionais, de comunicação e de Língua Portuguesa é articulado pelo governo de Conceição de Macabu (RJ), com adesão ao projeto ANDAR (Agência de Notícias dos Alunos da Rede).
O passo principal foi dado nessa quinta-feira (18), com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a MultiRio, Empresa de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro. Aconteceu na sede da empresa, envolvendo a presidente, Maíra Moraes; o vice-prefeito de Macabu, Barcelos Resina; secretária de Educação, Cristiana Monteiro, e outras autoridades.
Maíra destaca que a MultiRio desenvolve estratégias para que professores e alunos tenham acesso a materiais complementares e a recursos didáticos interativos e atrativos, tornando a sala de aula mais dinâmica: “Nosso objetivo é apoiar o trabalho pedagógico e contribuir para a melhoria dos resultados da educação”.
A presidente avalia como muito importante firmar acordo com Conceição de Macabu, assegurando que os materiais gratuitos sejam integrados às práticas educacionais das escolas municipais. Alunos da ANDAR (do projeto PodCarlos, do Ginásio Educacional Tecnológico Emílio Carlos) fizeram a cobertura da agenda.
EXPECTATIVAS - Barcelos Resina comenta que incluir a cultura digital no currículo pedagógico é preparar crianças e jovens para o amanhã, “transformando a tecnologia em aliada da criatividade e da inovação e colocando os estudantes no centro da cena, não apenas como coadjuvantes”. Cristiana Monteiro diz que representa um passo importante para as escolas de Macabu.
“Esse projeto é muito importante, porque traz a cultura midiática para as escolas, envolve os alunos e desenvolve habilidades como vocabulário, diálogo e interação”, assinala a secretária realçando que por ser algo novo, o projeto desperta curiosidade: “Tenho certeza de que trará ótimos resultados nas unidades escolares”, acentua
Lançado em 2023, a ANDAR é uma iniciativa de educação midiática e protagonismo estudantil que transforma escolas em espaços de produção jornalística. Já envolve diretamente mais de 2.500 estudantes e cerca de 115 professores em mais de 70 escolas municipais. Os alunos atuam como jovens repórteres.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.