Francisco Cuoco: discos são sobre
Francisco Cuoco: discos são sobre "respeito, espiritualidade"Divulgação
Por RICARDO SCHOTT
Rio - Nos anos 1970, não havia internet nem tampouco YouTube. A solução para atores de TV que queriam declamar textos ou fazer qualquer coisa que iria além do trabalho na televisão era gravar discos. Foi nessa que Francisco Cuoco vendeu muitos discos com LPs e compactos de declamações, incluindo temas como 'Duas Vidas' (uma poema incluído no tema de abertura da novela de mesmo nome) e 'Soleado'. O veterano ator retorna com três CDs da série 'A Vida dos Santos', nos quais lê histórias das vidas de Jesus, São José, Santa Luzia, Santo Agostinho e vários outros. E apesar de sacudido aos 85 anos, que ninguém o chame de galã.
"Galã? Nada disso, sempre me vi como um ator. E estou ficando melhor a cada dia! O segredo disso é a maturidade", conta o ator, que no papo com O DIA preferiu não responder questões pessoais sobre namoro, casamento ou família. Em cada texto do disco, aparece uma oração ao santo escolhido, além de sua história. "Foi muito bom ter lido textos sobre pessoas que se transformaram em santos e o que mais aprendi do trabalho foram temas como respeito, solenidade, espiritualidade. Não tem como comparar. São almas iluminadas, com determinação acima de tudo. São pessoas escolhidas".
Publicidade
Santos de devoção
Cuoco diz se identificar mais com as histórias de santos como São Jorge e São Francisco. Em casa, já se pegou rezando bastante para São Brás, protetor da garganta, e Santa Clara, padroeira da televisão. "Mas a voz é um presente de Deus, que sempre me ajudou. Cuido dela tratando e tendo respeito e carinho com ela", afirma.
Publicidade
Novelas
A última participação de Cuoco em novelas foi em 'O Segundo Sol', na qual viveu o farmacêutico Nestor. Para 2019, ele diz estar de olho nos projetos especiais da Globo. "Quando trabalho com novos atores, estou sempre querendo aprender. Oideal é ter sempre uma troca. O companheirismo gera harmonia e sucesso", conta.
Publicidade
Produtor
Quem cuidou das gravações de 'A Vida dos Santos' foi Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão e um dos sócios do selo RYB8. "Foi uma conquista pessoal muito grande minha, porque queria muito ter feito esse trabalho justamente com a voz dele, que é uma voz muito amiga. Nos meus 7 e 8 anos, me chamava a atenção ele estar em primeiro lugar nas paradas com o 'Soleado'", conta Bruno. "Sempre que possível, quero trabalhar com Bruno", devolve os elogios Cuoco.