Seu Peru  - Reprodução
Seu Peru Reprodução
Por *Luana Dandara e Rachel Siston*
Rio - Prestes a completar 100 anos, Orlando Drummond, o eterno Seu Peru, da 'Escolinha do Professor Raimundo', estreou como nova celebridade do Instagram esta semana. O sucesso na rede social, porém, saiu prejudicado. Nesta quarta-feira, o perfil do ator, dublador e humorista @orlandodrummond foi retirado do ar pela própria plataforma, e foi criado um usuário fake, @orlando drummondoficial. À noite, após investigação do Instagram, a conta do ator foi restaurada. Ao DIA o escritório da rede social desculpou-se pelo erro. O perfil fake está fora do ar.
Não demorou muito para Orlando Drummond publicar na rede social e agradecer as mensagens de apoio de seus seguidores. "Boa noite, meus amigos! Alguns de vocês perceberam que ficamos fora do ar durante essa tarde... Não entendemos direito o que aconteceu, mas já está tudo resolvido. Graças a todos vocês, conseguimos voltar! Para comemorar este momento, deixo aqui essa mensagem para vocês: 'Quem canta, seus males espanta.' Muito obrigado!", disse o ator na legenda do vídeo, em que aparece tocando gaita

Alexandre Drummond, neto do artista, contou que foi pego de surpresa com o problema no perfil. Orlando, depois, publicou um post de agradecimento: "Alguns de vocês perceberam que ficamos fora do ar durante essa tarde... Não entendemos direito o que aconteceu, mas já está tudo resolvido", escreveu, agradecendo aos veículos de comunicação que o ajudaram a solucionar o problema (O DIA entre eles).

Segundo o neto, o projeto de inserir o avô na rede social era antigo. Em apenas três dias, o humorista havia ganhado 19 mil seguidores. "O vovô é uma pessoa extremamente querida em todos os lugares que ele vai. Nossa ideia foi levar isso para o meio digital e interagir com o público. Era um anseio das pessoas e faz muito bem pra ele", conta Alexandre, que administra o perfil junto a esposa, o irmão Felipe e a cunhada. "Nos revezamos para postar e responder as mensagens".

A proposta dos netos é ajudar Orlando a entender cada vez mais a internet. O ator e dublador deu voz a personagens de desenhos animados como Scooby-Doo, Popeye, e Vingador, da 'Caverna do Dragão', além do protagonista da série 'Alf, O ETeimoso'.

"Para ele é tudo muito novo. Meu avô consegue atingir todas as faixas etárias. De crianças que gostam de desenhos como Scooby-Doo, até idosos que viam 'Escolinha do Professor Raimundo' e o acompanham desde sempre. A dublagem fez ele ser lembrado por diversos personagens que atingiram muitas pessoas", afirma Alexandre.

Participação na 'Escolinha'

O ator também voltará a aparecer na TV. Na última terça-feira, Orlando gravou uma participação na nova temporada da 'Escolinha do Professor Raimundo', que estreia em julho, na Globo. A gravação foi surpresa até mesmo para os integrantes do elenco. Marcos Caruso, herdeiro do personagem Seu Peru, não conseguiu segurar as lágrimas ao ver a inspiração personificada. "A ideia era homenagearmos quem fez primeiro e acabou que nós é que fomos homenageados. Ele demonstra que o talento e a obstinação pela profissão não têm idade", disse Caruso. "Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho", agradeceu Orlando, na gravação.

Marcius Melhem, intérprete do novo Seu Boneco, também se emocionou com a participação do ator. "Foi muito especial ver o Orlando lúcido, com saúde, aos quase 100 anos, e poder homenagear o grande artista que ele é. Foi linda a gravação. A 'Escolinha' é o lugar para isso, um programa que já é em si uma linda homenagem aos grandes comediantes que criaram tipos inesquecíveis", conta Melhem.

Bordões inesquecíveis

Alexandre lembra os bordões inesquecíveis de Seu Peru, como "Peru com mel de Vila Isabel" e "Estou porraqui", que inclusive virou meme na internet. "Seu Peru foi o elemento que ligou, de uma forma mais forte, a imagem do vovô com o Brasil".

Também ator e dublador, Alexandre conta a história que mais o marcou quando o personagem da 'Escolinha' estava no auge. "Em uma das gravações, o Seu Peru tinha que dar um telefone pra um serviço que ele ia prestar. Como foi no 'improviso', ele acabou dando o telefone de casa! E foi ao ar… Aí já viu, né? Um monte de gente ligando e minha vó reclamando pra caramba", diverte-se Alexandre, que mantém, junto com a família, o projeto Casa Drummond, de locução e dublagem.

*Estagiárias sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira