Elymar Santos e a cigana Mirian recriaram a foto do LP 'Vida de Cigano' -
Elymar Santos e a cigana Mirian recriaram a foto do LP 'Vida de Cigano'
Por *Luana Dandara
Rio - Mais de 5 mil pessoas são esperadas nesta sexta-feira para a comemoração do Dia Nacional do Cigano e festa de Santa Sara Kali. O evento gratuito acontece a partir das 17h, no Parque Garota de Ipanema, no bairro do Arpoador, e terá show do devoto Elymar Santos e apresentação de dança cigana.
A santa é a padroeira universal dos ciganos, que realizam a festa desde 1997. O parque abriga o primeiro templo da América Latina e o segundo do mundo em homenagem à Santa Sara Kali. Segundo a lenda, ela foi parteira de Jesus.
Publicidade
Gruta no Parque Garota de Ipanema é o primeiro templo da América Latina em homenagem a Santa Sara Kali - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
"Virão caravanas de ciganos de Goiás, Minas, Brasília e Bahia. Será um festão para resgatar a autoestima dos ciganos, um povo muito excluído", afirma Mirian Stanescon, líder do povo cigano no Brasil e organizadora do evento. Ela reforça que todos estão convidados, independentemente de serem ciganos ou da religião. "O grande barato é justamente esse intercâmbio cultural".
Publicidade
A relação entre Mirian e Elymar começou em 1995, quando o artista a convidou para a foto do seu LP 'Vida de Cigano'. "Se não é o meu melhor trabalho, é um dos meus melhores. Myrian me emprestou o seu brilho", diz o cantor.
Elimar Santos e a cigana Mirian Stanescon: amizade desde 1995 -
Publicidade
No repertório de hoje, Elymar, de 67 anos, estreante na festa, promete os sucessos 'Coração Vadio', 'Paixão Voraz', 'Escancarando de Vez' e no encerramento 'A Cigana Lê o Meu Destino'. "Preparei uma participação muito especial com ritmo cigano. Estou emocionado em poder homenagear e agradecer a minha santa", conta.
*sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira