Leonardo Medeiros no papel do professor Rivail em 'Kardec: A História por Trás do Nome'
 - Divulgação
Leonardo Medeiros no papel do professor Rivail em 'Kardec: A História por Trás do Nome' Divulgação
Por Juliana Pimenta

Rio - Há duas semanas em cartaz e com mais de meio milhão de espectadores, o filme 'Kardec: A História por Trás do Nome' vem atraindo um público que vai além dos tradicionais seguidores do famoso educador espírita. O diretor do longa, Wagner de Assis, comenta que, desde o início, o objetivo era atrair diferentes espectadores. "É uma boa história, é atraente, é emocionante e isso é para todas as pessoas", afirma.

Leonardo Medeiros, que faz o papel de Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, garante que a história é baseada na jornada do educador e sua redenção. "Acho que o menos importante é ser ou não espírita. O filme é lindo! É um filme bem cuidado, muito humano e generoso. É sobre redenção, procura, perda, reencontro", comenta.

Kardec começa o filme ainda como Rivail, um influente educador francês e cético em relação aos fenômenos das mesas girantes. Ao decidir investigar o caso, o professor começa a pesquisa partir de métodos científicos e revela seus estudos sob o pseudônimo Allan Kardec. Kardec lança sua primeira obra 'O Livro dos Espíritos', que até hoje é base da Doutrina Espírita.

Gravações

O filme, ambientado em 1850, foi gravado no Rio de Janeiro e em Paris, onde Kardec viveu. "A cidade não é mais a mesma, claro. Mas ainda há pedacinhos de passado sem interferências modernas que podem ser enquadrados", adianta Wagner de Assis, também diretor do filme 'Nosso Lar', inspirado no trabalho de Chico Xavier.

Além da locação especial, Leonardo Medeiros revela que a preparação para o protagonista foi um trabalho intenso de internalização. "O Kardec não é um personagem que exige um tratamento. Ele é um cara da cabeça. Fiz uma preparação mental para tentar me aproximar dessa criatura que é mais psicológica. Por que, na verdade, o Kardec é um cara comum que é colocado em uma situação extraordinária. Adoro esse tipo de personagem, adoro o homem comum", disse.

Até por isso, Leandro destaca que a figura do educador ainda pode ser vista como referência. "A coragem que o Kardec teve, de apresentar a espiritualidade humana como uma teoria científica, só pode vir de um homem que está imbuído de que uma verdade precisava ser confrontada. O Kardec é um cara importante hoje. Estamos precisando ter flexibilidade de pensamento, ver todas as vertentes e ser generoso com as ideias", acrescenta.

Por fim, o ator defende que a história de Kardec e sua determinação são os pontos que mais chamam a atenção do público. "Hoje temos muita gente boa, com ideias grandiosas, mas que são tolhidas de progredir. Acho que ele é um exemplo, e o bonito e o emocionante da história é isso: quando você acredita em alguma coisa, você pode conseguir provar sua ideia. As ideias têm lugar e precisam ser escutadas".

 

Você pode gostar
Comentários