Sessão Azul leva crianças com distúrbios sensoriais ao cinema

As sessões de cinema do Sessão Azul são adaptadas e exibem filmes estreantes dublados

Por O Dia

Rio - Neste mês de junho, a Sessão Azul – cinema adaptado para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias – vão acontecer em duas datas: 29 e 30, nos cinemas dos shoppings Américas (Barra da Tijuca) e São Gonçalo Shopping (São Gonçalo), respectivamente. O filme exibido nas duas sessões será Toy Story 4, que acabou de estrear em todos os cinemas.

Durante toda a exibição, o cinema fica com som mais baixo, luz levemente acesa e toda a plateia poderá andar, falar, e cantar à vontade. As sessões contam ainda com apoio de profissionais voluntários. A Sessão Azul acontece ao longo do ano em cinemas de várias cidades com apoio de ONGs, Clínicas especializadas e associações de pais ligadas ao autismo.

Os ingressos podem ser adquiridos no site do projeto Sessão Azul (www.sessaoazul.com.br), onde toda a família paga meia entrada. A venda de ingressos começa sempre na semana da data da exibição.
Criado pelas psicólogas Carolina Salviano, Bruna Manta e pelo gerente de projetos de Tecnologia da Informação, Leonardo Cardoso, o projeto nasceu em 2015 com o propósito de ambientar crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias em sessões de cinema adaptadas para elas. A proposta é que essa atividade seja uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento.

O Sessão Azul é uma iniciativa gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Quando há a opção de mais de um filme com temática infantil em versão dublada,a CapaciTEAutismo faz uma enquete no site, com ao menos duas opções, para que o público escolha qual filme será exibido.

Além de sessões de cinema, o Sessão Azul também organiza visitas adaptadas ao AquaRio e a peças de teatro.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários