William Naraine (Double You) - Divulgação
William Naraine (Double You)Divulgação
Por RICARDO SCHOTT

Rio - O cantor e compositor londrino William Naraine, 53 anos, sabe o que você fez no verão passado. Ou melhor: no verão de 1992, quando você dançava nas pistas ao som do Double You, seu projeto musical. Naquela mesma época, o grupo começou a vir ao Brasil, com direito a aparições no 'Domingão do Faustão', sempre a bordo dos hits 'Please Don't Go' (regravação do grupo de disco music KC & The Sunshine Band) e 'Looking At My Girl'. Que os fãs vão poder ouvir no show do grupo no Club Municipal, nesta sexta.

'Looking', por sinal, costuma ter o verso "she's tearing me apart" recriado pelos fãs brasileiros como "Gisele é minha avó" - o que sempre fez William gargalhar.

"Sei desse verso sim, 'Gisele é minha avó'. Eu gosto muito disso, acho divertido, as pessoas inventam versos!", diz, rindo, o simpático Naraine, fluente em português após as várias temporadas no Brasil, país no qual chega a passar cinco meses por ano. Não por acaso, 'Looking At My Girl', além de lembrar várias pessoas de momentos especiais da vida, emociona o próprio William, que se recorda de suas primeiras vindas ao Rio.

"Essa música me lembra muito o Rio, porque esse tipo de ritmo era muito ouvido aqui. O Rio é muito especial para mim, por sinal, porque foi minha porta de entrada para o Brasil. Foi a primeira cidade no país na qual eu toquei. Lembro de uma época em que uma música estourava no Rio e outra em São Paulo, e 'Looking At My Girl' sempre vai ser a cara do Rio para mim", recorda, saudoso.

Na época em que começou a vir aqui, Naraine - criado em Londres e depois radicado na adolescência na Itália - ainda não sabia uma palavra sequer de português. E recorda que os novos amigos que fez no Brasil, além de inserirem uma "Gisele" na sua música, ainda aproveitaram para zoar bastante o músico.

"Ah, sabe como é o brasileiro, né? A cada hora era uma piada em cima de mim e eu não entendia porque não sabia falar a língua. Mas fui aprendendo, o italiano me ajudou muito", recorda. "Os brasileiros são muito brincalhões, adoro isso".

Beatles em primeiro lugar

Fruto da movimentação da eurodance (música para dançar feita em países como a Itália, entre os anos 1980 e 1990), Naraine é fã mesmo é de Beatles. "Londres é o berço da música mundial. Fora o Elvis Presley, tudo é Inglaterra", conta, rindo. Quando a dance music dos anos 1990 começou a fazer sucesso, o homem-Double You ainda estava envolvido seriamente com rock e new wave, e adorava U2 e Depeche Mode. "Comecei a trabalhar com um produtor ligado à música eletrônica, o Roberto Zanetti, e eu levava para ele as minhas influências, que vinham da música da Inglaterra".

Carreira solo

William leva adiante o nome Double You como se fosse um projeto solo. Mas vem lançado alguns singles com seu próprio nome nos últimos anos. "É para não dar conflito de gerações", brinca. "Essas músicas seguem uma linha eletrônica mais moderna e achei melhor usar meu nome para diferenciar do Double You".

Dança desplugada

Em breve, os fãs do Double You vão poder conferir os sucessos da banda só na base da voz e dos violões. "A gente está planejando um DVD acústico relembrando nosso passado. E talvez também relembrando alguns clássicos da música, fazendo homenagens", diz.

Você pode gostar
Comentários