Escola onde foi gravada 'Segunda Chamada'. Acima, Nanda em cena com Hermila Guedes
 - Reprodução
Escola onde foi gravada 'Segunda Chamada'. Acima, Nanda em cena com Hermila Guedes Reprodução
Por Juliana Pimenta

Rio - Trabalhar, estudar e cuidar da casa. Essa é a realidade de muitos brasileiros que vão, a partir de amanhã, se identificar com os personagens de 'Segunda Chamada', a nova série da Globo. Nanda Costa vive Rita, uma das alunas da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. "Parece frase feita, mas a educação é onde tudo se inicia, é a base. E é o que determina os rumos de um país, de uma sociedade. A falta de educação aliena e toda uma população perde. E o nome da série é 'Segunda Chamada', que é muito interessante. É, de fato, uma segunda chance para os estudos. É uma nova chance que os alunos estão se dando", defende a atriz.

Na série, Rita, que já é mãe de três filhos, decide fazer um aborto ao descobrir que está grávida novamente. Nanda, como feminista, defende a escolha da personagem. "Ela não tem como ter mais um filho. Com a vida que ela leva, ela mal consegue cuidar dos três, de trabalhar e estudar. Acredito que ela não viu outra opção. Eu luto pela preservação dos nossos direitos, especialmente pelos direitos das mulheres. Não é possível permanecer de olhos fechados para esse número absurdo de mulheres que perdem a vida ou se mutilam em clínicas clandestinas de aborto", enfatiza.

Identificação

Nanda faz questão de dizer que o ponto alto da série é a capacidade que o público vai ter de se relacionar com os protagonistas e, essa identificação também acontece através da sua personagem. "Rita é uma mulher que se tornou mãe muito cedo e que teve a vida redesenhada a partir disso. Ela é uma menina casada e com três filhos. Ela está há algum tempo na fila do SUS para ligar as trompas. E aí fica nessa espera. Quando ela consegue marcar, ela descobre que está grávida do quarto filho. O Brasil é muito amplo. Existem milhares de tipos de mulheres. Rita é o retrato de uma delas", destaca a atriz.

Mas, além de Rita, 'Segunda Chamada' se aprofunda na história de vida dos outros alunos que representam pessoas comuns do nosso dia a dia. "A série reúne brasileiros de todos os perfis. E tem essa força do brasileiro de acreditar, de tentar fazer diferente e de querer mudar a própria história", conta Nanda.

Conexão

Imersa nas gravações da série, Nanda Costa conta se emocionou com todas as histórias e temas debatidos na trama, como, transfobia, tráfico de drogas e violência. "Eu fiquei tocada com todas os casos. Não somente pelo tema em si, mas é um trabalho muito sensível e delicado na hora de contar a história de personagens tão ricos", confessa.

"A própria Rita mexeu muito comigo. A maternidade precoce me conectou à história da minha mãe, que também engravidou muito nova. Foi interessante me utilizar desta conexão com a minha vida, com a vida real", completa a atriz.

Vida pessoal

Casada com a musicista Lan Lanh, Nanda Costa se habitou a lutar contra o preconceito que sofre por estar em um relacionamento homoafetivo. "A homofobia está aí, aqui, em todo o lugar. A gente combate o preconceito com amor, afeto e informação".

Apesar disso, a atriz, que acaba de completar 33 anos, tem feito planos bem conservadores para o futuro. "Gosto muito de ficar com a minha família, é uma delícia. E, sem dúvidas, tenho vontade de ser mãe", confessa.


Você pode gostar
Comentários