Tiago Abravanel no programa Famílias Frente e Frente, do SBT - FOTO_GABRIEL_CARDOSO_SBT
Tiago Abravanel no programa Famílias Frente e Frente, do SBTFOTO_GABRIEL_CARDOSO_SBT
Por BÁRBARA SARYNE

Rio - Tiago Abravanel está de volta ao SBT! Depois de anos fora da emissora da família, atuando em novelas da Globo e participando de competições da casa, o neto de Silvio Santos sentiu que chegou o momento de investir na mesma profissão do avô. A estreia dele na programação da emissora paulista está marcada para acontecer nesta sexta-feira, a partir das 23h, no reality culinário 'Famílias Frente a Frente'.

Tiago teve a ideia de apresentar o programa após uma conversa sincera com o avô e algumas sessões de terapia. Segundo ele, o desejo de ser comunicador sempre esteve em seu DNA, mas o medo de críticas e comparações o impediam de avançar na área. "Me encontrar nesse lugar de apresentador é algo que não enxergava muito. Tive que fazer terapia", diz ele, aos risos.

A primeira vez que Tiago falou sobre o assunto com Silvio Santos foi há dois anos. Na época, o "patrão" o aconselhou a procurar um formato que realmente gostasse para não perder sua essência em frente às câmeras. Abravanel queria sair de sua zona de conforto para investir em algo diferente, que não fosse ligado à dança, música ou comédia.

A princípio, Tiago não tinha o objetivo de, necessariamente, apresentar uma atração no SBT. Depois de pesquisar mais de dez formatos com a Endemol Shine, no entanto, ele se interessou pelo 'Famílias Frente a Frente' e percebeu a possibilidade de unir o útil ao agradável. "O projeto tem a cara do SBT porque fala de família, retrata a diversidade, e eu também sou extremamente familiar nas minhas relações. Meu trabalho vira família, meus amigos são minha família. Acho que acertei na lata!", diz o artista.

Assim que encontrou o "programa ideal", o neto de Silvio apresentou a ideia para o "patrão", que não curtiu logo de cara, mas apostou suas fichas no talento do neto. "Ele disse que não tem muita intimidade com programa de comida, que o negócio dele é auditório. Mas achou que poderia ser legal comigo. Falou para eu ir no SBT ver se tinha horário na grade, gravar e entregar a fita pra ele colocar no ar. Desse jeito. Com essas palavras", recorda.

Depois de tudo isso, o artista nem pensou em oferecer a ideia para outra emissora. "Se busquei uma das maiores empresas do mundo para entrar na teledramaturgia, por que não buscaria dentro da minha casa, na minha própria família, ser comunicador? Estou aprendendo com o maior do Brasil", observa, garantindo em seguida que não vai mudar sua postura na empresa da família. "A minha entrega para o trabalho sempre foi a maior possível. Farei meu melhor seja na Globo, no SBT ou em qualquer outro lugar", enfatiza.

O formato

O programa comandado por Tiago contará com 12 famílias que gostam de cozinhar. Elas se enfrentarão em desafios avaliados pelos jurados Alê Costa, Dona Carmen Virgínia e Gilda Bley. No final, apenas um dos grupos ganhará o título de Melhor Comida Caseira do Brasil e levará o prêmio de R$ 100 mil.

Abravanel incluiu uma novidade ao formato. Sempre que acontecer uma eliminação, o apresentador levará os integrantes do grupo para uma "lavanderia". Neste momento, o programa, que baterá de frente com 'A Fazenda 11', da Record, também terá seus barracos. "Não tive distanciamento! Eu, inúmeras vezes, entrei na cozinha. Me envolvi com as pessoas. Acho que até porque já fui competidor e sei como é a pressão".

Para deixar a atração mais comovente, o SBT selecionou diferentes tipos de famílias. Segundo Tiago, cada uma tem seu estilo. Não são todas tradicionais, que contam com pai, mãe e filhos. "Temos famílias de mãe com filho e sobrinho, primos, tios, netos, refugiados. Pensamos em todos os tipos de formação para o público se identificar", afirma ele.

A representatividade também está presente na escolha dos jurados. Dona Carmen Virgínia é um talento à parte. Pernambucana e pesquisadora da culinária ancestral, a cozinheira discursa em defesa das mulheres negras, do candomblé e de toda a periferia. Durante a coletiva de imprensa do programa, a jurada se emocionou e disse que estar no SBT é um presente, pois cresceu vendendo carnê do Baú. "Estou aqui para representar mulheres pretas, que moram na favela", diz ela, que pensou que fosse um trote quando foi convidada.

Bagagem boa

Embora ainda não tenha apresentado seu próprio programa, algumas experiências do passado ajudaram Tiago Abravanel na nova empreitada. Segundo ele, que fala com carinho do período em que trabalhou na Globo, um artista nunca pode achar que está pronto para seu próximo trabalho. "Qualquer trabalho é um processo. O dia que você achar que está pronto você pode parar porque é importante buscar esse lugar de aprendizado", explica.

Além de Silvio Santos, Tiago se espelha em outros ícones da televisão. "Observar o trabalho do meu avô é uma aula, mas ele não é o único. O Fausto Silva mudou minha vida, a Hebe, o Ratinho... Inúmeros comunicadores têm identificação com o público e foram inspirações para essa minha nova fase", revela.

Questionado sobre a audiência, Tiago não estipula uma meta em números, mas parece confiante com o produto e interessado em uma segunda temporada. Ele reitera que se preocupa apenas em fazer um bom trabalho, acreditando que um programa de relações familiares seja atrativo. "O nosso principal ingrediente é o amor".

 

Você pode gostar
Comentários