José Avillez, Batista, Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Leo Paixão - Globo/Victor Pollak
José Avillez, Batista, Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Leo PaixãoGlobo/Victor Pollak
Por Gabriel Sobreira

Rio - A Band faz sucesso com a franquia 'MasterChef' (11 edições); a Record tem 'Top Chef' e 'Cake Boss', e o SBT exibe 'Bake Off' e 'BBQ Brasil'. Hoje, às 22h20, é a vez de a Globo apostar em um reality gastronômico como programa e não apenas um quadro. É o caso do 'Mestre do Sabor', formato original, comandado pelo chef Claude Troisgros, que há 15 anos apresenta programas de culinária no GNT.

Será que a Globo está correndo atrás do tempo perdido? A resposta de Troisgros é diplomática. "Com certeza, o canal tem um motivo estratégico, e estou feliz por ter sido convidado para participar desse projeto", afirma ele, que conhece Erick Jacquin desde que chegou ao Brasil e Henrique Fogaça já há algum tempo — ambos jurados do 'MasterChef'.

"Com Paola (Carosella, chef e jurada) tive pouco contato. Mas não chegamos a conversar sobre o programa. Tenho certeza de que depois da estreia eles vão me contar o que acharam do 'Mestre do Sabor'", aposta ele. "Quase todos os chefs são amigos. Então, essa proximidade me faz vibrar mais ainda. Fico muito feliz de ver como nossa profissão chegou com tanta força à TV", acrescenta.

SEM COMPARAÇÃO

Aliás, Troisgros não vê razões para que comparem o reality da Globo com a franquia da Band, que na próxima terça estreia 'MasterChef - A Revanche', com os eliminados de várias edições. "O 'MasterChef' é um programa de sucesso — parabéns para a equipe! — com um formato bem definido de competição. O 'Mestre do Sabor' é voltado para a valorização da cozinha brasileira. Os chefs profissionais são desafiados a transformar produtos brasileiros em pratos criativos ou tradicionais que surpreendam o paladar", diz o apresentador. Essa valorização da culinária nacional estará presente nas receitas, ingredientes e técnicas exibidas no programa. O vencedor levará R$ 250 mil.

DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS

Mas antes, para garantir uma das 24 vagas do reality culinário, chefs profissionais de todo o Brasil preparam seu melhor prato na cozinha. Os três mestres — o português José Avillez, a carioca Kátia Barbosa e o mineiro Leo Paixão — degustam os pratos sem saber quem os cozinhou.

"Katia Barbosa é uma amiga querida. Conheço e acompanho a trajetória dela desde quando ela tinha um boteco bem pequeno na Praça da bandeira. É uma guerreira. Também conheço o Leo Paixão há muito tempo. Ele é um chef que mudou a história da culinária mineira de raiz. A comida dele tem alma e sabedoria. José Avillez, português, é um dos maiores nomes da gastronomia mundial. O que pouca gente sabe é que ele estagiou no meu restaurante, Olympe, 20 anos atrás. Conheço e admiro o trabalho dele, que tem revolucionado a cozinha portuguesa", vibra Troisgros.

No Brasil há 40 anos, Claude trouxe da França várias receitas do chef Gaston Lenotre (famoso na época), mas não conseguia executar tudo ao pé da letra porque vários ingredientes não existiam aqui. "Dei meu jeito e fui incorporando os produtos brasileiros nas receitas dele. Espontaneamente surgiu um estilo de cozinhar que se mantem até hoje, valorizando os ingredientes brasileiros", conta ele, que aponta como prato preferido jabá com jerimum.

Batista, braço-direito de Troisgros, também está na atração. "Ele é meu companheiro há 38 anos e faz parte da minha história. Temos enorme respeito um pelo outro, tanto no trabalho como na vida. Ele não podia ficar fora do 'Mestre do sabor'", derrete-se o chef.

 

Você pode gostar
Comentários