Atores mirins das novelas falam suas brincadeiras favoritas

Elenco de 'Éramos Seis' e 'Bom Sucesso', ambas da Globo, contam também quais presentes que gostariam de ganhar dos pais

Por Gabriel Sobreira

Peter (João Bravo) e Sofia (Valentina Vieira) no Cacique de Ramos
Peter (João Bravo) e Sofia (Valentina Vieira) no Cacique de Ramos -

Rio - Antigamente, a garotada brincava de jogar bola de gude, pião, bilboquê, pular amarelinha, como na época da novela 'Éramos Seis', que se passa na década de 1930. Hoje, videogame, jogos no celular e realidade virtual são a garantia de diversão dos pequenos, como os de 'Bom Sucesso', ambientada nos tempos atuais. No Dia das Crianças, os atores mirins das duas novelas da Globo contam como aproveitam suas horas livres e como vão comemorar a data.

No caso da novela das seis, o elenco fez workshop de brincadeiras antigas, como cinco-marias (cinco saquinhos de areia ou arroz que ficam espalhados pelo chão, a criança escolhe uma das almofadinhas, joga para o alto, e com a mesma mão pega um saquinho do chão e agarra o saquinho lançado antes que caia; o movimento deve ser repetido com todas as almofadinhas) e bilboquê (uma esfera presa por uma corda em uma espécie de suporte; o objetivo é encaixá-la na base).

"Eu já tinha ouvido falar em cinco-marias, mas nunca tinha brincado, até fazer a preparação para a novela", conta Maju Lima, de 10 anos, a Isabel da novela de época da Globo. No tempo livre, a pequena também adora pular corda e andar de bicicleta. Mas Maju também curte tecnologia — um dos seus hobbies é fazer vídeos em um aplicativo de dublagem, além dos jogos eletrônicos como 'Subway Surf', 'Pou' e 'Minecraft'. E o que ela mais gosta? "Brincar ao ar livre. Moro num condomínio fechado e estou sempre com meus amigos andando de bicicleta e brincando de pique-esconde", confessa.

EQUILÍBRIO

Se em 'Bom Sucesso' seu personagem (Peter) vive se dedicando a fazer vídeos enquanto deixa o dever de casa para segundo plano, na vida real o ator João Bravo, de 10 anos, mantém em harmonia os estudos e os momentos de lazer.

"Gosto muito de brincar com meus irmãos no videogame. E brincar no quintal quando estamos na casa de Saquarema. Brincar de bola, subir nas árvores, jogar vôlei, deitar na rede e ler um livro", conta o ator mirim. "Nunca ouvi falar de bilboquê (brinquedo) e cinco-marias, mas já quero aprender para brincar. Fiquei curioso", avisa ele, que antes da novela nem tinha celular, mas sempre cuidava das redes sociais pelo celular da mãe. "E tinha um tablet, que é pra eu ver minhas séries e também alguns joguinhos", lembra.

PRESENTE

No caso de Bruna Negendank, de 9 anos, a Lili na primeira fase de 'Éramos Seis', o passatempo dela é brincar de pique-esconde com a irmãzinha, Luisa, de 4 anos. "Eu também amo fazer slimes, brincar de chão é lava e jogar queimado", conta ela. No workshop do folhetim, a atriz mirim teve contato com brincadeiras que nem sabia que existiam, como cinco-marias e bilboquê. "Foi uma experiência incrível", vibra ela, que entre os estudos e as gravações encontra tempo para gravar vídeos no (aplicativo) TikTok e jogar Roblox.

"O meu melhor Dia das Crianças foi quando eu ganhei a minha primeira bicicleta, foi uma data muito especial, pois sempre quis ter uma. Nesse Dia das Crianças, vou querer um Go Glam Nail Stamper, que é uma máquina para pintar e decorar as unhas", conta, aos risos.

JOGOS

Arthur Gama, de 11 anos, o Lúcio na primeira fase de 'Éramos Seis', gosta muito de futebol e queimada, além de Conect 4, Jogo da Vida e Detetive. "Entre eletrônicos, gosto de jogar jogos do PS4, como Homem Aranha e Star Wars Battlefront", entrega. "Eu uso bastante eletrônico no tempo vago. Quando estou no celular, passo a maior parte do tempo em jogos e a menor parte em redes sociais. Gosto de Pokémon Go, Brawl Stars, Clash Royale e Werewolf online", completa.

AGILIDADE

Já Melissa Nóbrega, de 11 anos, a intérprete de Soraia na fase infantil, de 'Éramos Seis', ainda não tinha experimentado as brincadeiras cinco-marias e bilboquê. "Achei muito divertido. O bilboquê é difícil (risos). Eu até uso celular, mas minha mãe controla o tempo. Gosto de jogos de agilidade. Este ano, não pedi nada em especial, mas claro que adoro ganhar presente", diverte-se.

ONLINE

Conectada também é Valentina Vieira, de 10 anos, a pequena Sofia de 'Bom Sucesso'. Apesar de não ter o próprio celular, ela vive mexendo no aparelho da mãe, mas nada que atrapalhe a vida da menina.

"Gosto de ficar fazendo vídeo para o TikTok. Adoro brincar de desenhar, de esconde-esconde com meu irmão e do Jogo do Mico. O meu favorito é esconde-esconde! Não brinco muito na rua, mas sempre que vou, gosto de brincar de queimada com o meu irmão. Já brinquei de bilboquê. É muito legal, só que muito difícil", diz ela, às gargalhadas.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Peter (João Bravo) e Sofia (Valentina Vieira) no Cacique de Ramos Globo/Victor Pollak
Peter (João Bravo) de Peter Pan e Sofia (Valentina Vieira) de Wendy Globo/Estevam Avellar
Luci (Lavinia Pannunzio) e Soraia (Melissa Nóbrega) Globo/Raquel Cunha
Lúcio (Arthur Gama) em 'Éramos Seis' Globo/Raquel Cunha
Soraia (Melissa Nóbrega) em 'Éramos Seis' Globo/Raquel Cunha
Lúcio (Arthur Gama) em 'Éramos Seis' Globo/Raquel Cunha
Lili (Bruna Negendank) fotos divulgação rede globo
Sofia (Valentina Vieira) Globo/João Cotta
Peter (João Bravo) Globo/João Cotta
No detalhe, Arthur Gama, o Lúcio de 'Éramos Seis'. Acima, ele em cena com Kiko Mascarenhas (Virgulino) e Bruna Negendank (Lili) Globo/Paulo Belote
Isabel (Maju Lima) Globo/Raquel Cunha
Lúcio (Arthur Gama) em 'Éramos Seis' Divulgação
Workshop para a novela 'Éramos Seis' Acervo Pessoal
Workshop para a novela 'Éramos Seis' Acervo Pessoal
Workshop para a novela 'Éramos Seis' Acervo Pessoal
Workshop para a novela 'Éramos Seis' Acervo Pessoal

Comentários