Haikaiss volta às origens com música nova

Grupo de rap lança clipe de 'Gangorra' e prepara disco novo para 2020

Por Lucas França

Clipe 'Gangorra', do Haikaiss
Clipe 'Gangorra', do Haikaiss -

Rio - 'Gangorra', último clipe do Haikaiss, grupo de rap de São Paulo, bateu a marca de um milhão de visualizações, com menos de uma semana disponível para os fãs. Mais do que números, o clipe, para Qualy, SPVIC e Spinardi, é o consolidação do momento maduro que o trio vive depois de 14 anos de carreira. Depois de cinco álbuns e prêmios acumulados ao longo do tempo, Qualy define o Haikaiss de agora: "Nós saímos da prosa e entramos na poesia".

A música está no álbum 'Aquário', sexto do Haikaiss, que deve ser lançado no fim de janeiro de 2020. A preparação do disco ocorre ao mesmo tempo que o grupo toca em festivais como o Rock in Rio. O show no RIR 2019, para SPVIC, selou a história do Haikaiss em apresentações para grandes públicos.

Spinardi não esconde a emoção, mesmo com a experiência de festivais como Planeta Atlântida, João Rock e Lollapalooza Brasil em 2017."Nunca imaginei que fôssemos tocar nos maiores festivais de música do Brasil, mesmo depois de ter estourado Você ser do rap e cantar em todos os festivais é pra poucos. A gente pode colocar no currículo", comemora.

Passado e presente

'Gangorra' e 'Aquário" são, segundo o trio, um retorno ao início do Haikaiss. Mesmo com a vontade de beber nas fontes do passado, o grupo se mantém atualizado sobre o que está em alta no presente.

É possível ver essa constatação dos rappers na batida de 'Gangorra', feita a partir da música 'Plaqtudum', sucesso do grupo paulista de trap Recayd Mob, que alcançou mais de 75 milhões de visualizações no Youtube. A forma arrastada e o grave potente da Recayd ganharam toques clássicos do boombap que marcou os primeiros álbuns do Haikaiss.

A mescla no som é positiva para Spinardi. "Hoje em dia o trap está muito forte no rap nacional. Plaqtudum bombou. O rap é uma coisa só, nosso relacionamento com os caras é tranquilo. Soa como uma homenagem", conta Spinardi, que aparece no clipe fantasiado do vilão Coringa. Esse detalhe, mais a participação do influenciador Leo Picon, que tem 3,8 milhões de seguidores no Instagram e recentemente participou do reality show 'De Férias com o Ex Celebs', da MTV, são sinais da atenção que o grupo tem dado para a atualidade.

Cada detalhe do clipe e da letra do som contam uma história do que o Haikaiss foi e onde chegou. "Quisemos mostrar a realização de coisas que épocas atrás não conseguimos nesse clipe. Viemos do nada, começamos a vida pichando e hoje em dia o rap é nosso trabalho, é algo grandioso", diz Spinardi.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários