A banda Tuyo - Divulgação/Luciano Meirelles
A banda TuyoDivulgação/Luciano Meirelles
Por RICARDO SCHOTT
Rio - Muita gente lembra das irmãs Lio e Lay Soares por causa de sua participação no 'The Voice Brasil' em 2016, com seus nomes verdadeiros, Liliane e Layane. Na época, as duas já mantinham o Tuyo, trio formado com Jean Machado (que era namorado de Lio no começo da banda). No domingo, o grupo curitibano vêm à Sala Baden Powell, em Copacabana (19h, R$ 30) apresentar o repertório do disco 'Pra Curar', que já conseguiu números bem interessantes para o Tuyo - músicas como 'Solamento' e 'Amadurece e Apodrece' já passaram do milhão de audições só na plataforma Spotify.

"Acho muito bonito ver a maneira como as pessoas recebem as músicas da Tuyo, ou como as letras atravessam todo mundo", conta Lay, cujos fãs volta e meia comentam em redes sociais o quanto são ajudados emocionalmente pelas canções do trio. "É muito louco ver as pessoas reagindo de uma maneira muito singular, porque elas se identificam, não apenas com elas próprias, mas também com quem está do lado no show. E a Tuyo é sobre isso, é o espaço que temos para falar coisas".

Sem controle

Lay faz questão de falar que o som da banda - que une influências de pop e folk, além de r&b e gospel - não foi pensado diretamente para atingir determinado tipo de fã. "A gente acredita numa função para a música, sim, mas não como se a gente criasse com o trabalho de afetar o outro. Mesmo porque isso está fora do nosso controle. Depois que ela sai da sua mão, ela é do outro, que faz o que quiser da letra", conta. "Vira parte da vida da pessoa, ela interpreta como quiser. Mas pensamos no cuidado com o qual abordamos certos temas, falamos de traumas, de coisas da nossa cabeça".

Participação

O show na Sala Baden Powell terá um convidado muito especial: Paulinho Moska. Será a primeira vez que a banda e o cantor dividem o palco. "Vai ser muito bonito e vai ser uma história legal de contar, justamente por ser a primeira vez", diz a cantora. O repertório do show ainda é surpresa, mas serão músicas tanto de Moska quanto do Tuyo, com interações no palco.

Nome

'Tuyo' é o nome de uma canção do ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante, feita para a série 'Narcos'. Mas Lay diz que o nome veio de uma anotação antiga em seu caderno. "São as palavras 'tu' e 'yo' (você e eu, em espanhol), juntas É um nome gostoso de falar, já tinha anotado há um tempão", conta.

O trio surgiu de uma banda ainda maior da qual os três já faziam parte, e que acabou. "O Jean me chamou e disse: 'Vamos soltar essas canções que você tem gravadas'. Colocamos o nome Tuyo sem ter um projeto, sem nada na cabeça. Era só a necessidade de ter um lugar para colocar nossas coisas para fora", revela.

Disco novo

"2020 vai ser um ano muito misterioso para a gente", brinca Lay. É porque a banda - que acabou de ser aprovada num edital - está começando a produzir seu segundo disco.

"Já estamos fazendo algumas prés. Vai ser um disco completamente novo, já estamos pensando na estrutura das músicas e em como elas vão funcionar nos shows. E queremos botar o disco para tocar no Brasil todo", anima-se.