Senac RJ promove concurso para jovens talentos da moda

Ação que acontece em duas etapas, seleção e desfile, conta com a expertise de Vitorino Campos, novo Embaixador de Moda da instituição

Por O Dia

Rio - A fim de fomentar o mercado de moda no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para a formação de novos profissionais, o Senac RJ, que no mês de abril trouxe Vitorino Campos para assumir o posto de Embaixador de Moda da instituição, promoveu, a partir de maio, o concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, ação que reuniu alunos e ex-alunos da instituição nas áreas de criação, costura, modelagem e produção de moda para por em prática seus conhecimentos. A iniciativa foi lançada na 7ª edição do Veste Rio, durante as oficinas oferecidas no evento.

As quatro categorias contempladas, Criação, Modelagem, Costura e Produção de Moda, vão ao encontro dos cursos técnico, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento oferecidos pela instituição, como o recém lançado Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção, que ensina competências para coleções de moda a partir de pesquisa de tendência e consumo, estudo de cores e têxteis, esboços de croquis e fichas técnicas adequadas a viabilidade comercial. Somam-se a esta especialidade, cursos Técnicos em Produção de Moda, Modelista, Modelagem Moda Praia e Fitness, Modelagem Infantil, Costureiro, Styling e Produção de Moda, entre outros, como Vitrinista e Consultoria de Imagem.

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ aconteceu em duas etapas. Na primeira delas, foi realizada a seleção de 21 finalistas por meio de uma banca julgadora composta por instrutores e especialistas da área, como o Embaixador de Moda do Senac RJ, Vitorino Campos. O estilista acompanhou o desafio por meio de encontros periódicos com os competidores. Na segunda etapa, haverá exposição de peças individuais e desfiles de coleções dos alunos vencedores.

ID+Rio

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deverão traduzir o que é a identidade da moda carioca, que vai além dos clássicos pontos turísticos, extrapolando os limites do calçadão de Copacabana. Um Rio de Janeiro que abraça as pluralidades e que tem na sua diversidade, um marco do seu encanto.

Etapa de seleção

A seleção da categoria Criação, que conta com o apoio e expertise do stylist Rogério S., vai avaliar, criatividade, originalidade, contemporaneidade, coerência com o tema proposto, adequação comercial e qualidade do produto final. Na categoria Modelagem, serão considerados coerência dos moldes ao descritivo da ficha técnica, informações contidas nas partes do molde e piques necessários, capricho e acabamento na apresentação dos moldes, limpeza e organização do ambiente de trabalho.

Já na categoria Costura serão levados em conta a montagem da peça correspondente ao desenho e medidas da ficha técnica, conhecimento e manuseio do maquinário e equipamentos, qualidade no acabamento e limpeza da peça, caimento da peça pronta, montagem, limpeza e organização do ambiente.

E, na categoria Produção de Moda, serão julgados adequação ao tema da coleção proposta, criatividade, qualidade do mooadboard apresentado - montagem e acabamento e styling, edição, produção de moda do desfile apresentado.

Serão ainda reconhecidos dentre os finalistas um designer e um produtor de moda por mérito e excelência, sob critérios de compromisso com prazos e profissionalismo.

Premiação

A premiação acontece no dia 6 de novembro, no MAM, com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A banca julgadora do concurso será formada por : Vitorino Campos- embaixador de Moda Senac Rj e presidente da banca ; Marcia Disitzer- jornalista de moda; Rick Yates – consultor de moda; Thomaz Azulay- estilista da The Paradise e Mario Queiroz – designer.
A tarde do dia 06 terminará com o lançamento do livro do estilista Mario Queiroz intitulado : "A imagem do homem no século XXI".
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários