Banda Eva comemora 40 anos com DVD - fotos Divulgação
Banda Eva comemora 40 anos com DVDfotos Divulgação
Por RICARDO SCHOTT

Rio - Muita gente mal se deu conta, mas a Banda Eva já tem 40 anos. O bloco que virou banda e revelou a voz de Ivete Sangalo já teve outros vocalistas (Emanuelle Araújo foi a última voz feminina), passou a contar com uma voz masculina a partir de 2002 (quando Saulo Fernandes inaugurou um longo período à frente do grupo) e, desde 2013, tem Felipe Pezzoni na linha de frente. É ele quem está nos vocais no DVD comemorativo 'Eva 4.0', repleto de participações e gravado ao vivo em Belo Horizonte.

"O Eva foi a única banda que conseguiu mudar tantas vezes e se manter. Foi uma escola que revelou artistas para o Brasil inteiro", conta Pezzoni, revelando que sofreu com críticas quando se colocou à frente da Eva. "Sim, no começo foi conturbado. O ser humano não lida bem com mudanças, ainda mais com uma mudança após 13 anos, que foi o tempo que Saulo passou no grupo. Hoje as pessoas já associam a minha imagem à Banda Eva, já sabem que Saulo é Saulo e Eva é Eva".

Felipe diz ter aprendido com o grupo que há valores que, independentemente de quem estiver no vocal (ou tocando, já que o time de músicos sempre foi rotativo) nunca mudam na história da banda Eva. "Ética em primeiro lugar. O cuidado com o funcionário, com o colaborador", diz.

E o artístico? "A gente quer sempre impactar a vida das pessoas de forma positiva. Ouvimos histórias de pessoas que se conheceram no bloco e se casaram, que colocaram o nome da filha de Eva", conta. "Teve uma fã que disse ter se curado de um câncer porque todo dia ouvia uma música nossa".

Top 5

Ivete Sangalo esteve à frente do grupo em sua fase de maior popularidade. Ao lado de Wesley Safadão, Léo Santana, Mumuzinho, Durval Lelys e Tomate, ela está entre as participações do DVD. Em estúdio, soltou a voz em 'Bem Vindo, Amor'. Para Felipe, foi a realização de um sonho.

"Ela sempre esteve na minha lista de artistas Top 5 que eu gostaria de cantar junto. Queria que ela estivesse no dia da gravação do DVD, mas ela teve show, e encontrou com a gente em estúdio", conta o vocalista, que ganhou um CD da Banda Eva quando tinha 13 anos. "Eu tocava percussão na época. Meu pai nem tinha comprado aparelho de CD, só tinha um com fita cassete. Tive que esperar meu pai comprar para eu ouvir", brinca.

Wesley, por sua vez, está em 'Vem, Meu Amor', enquanto Léo Santana está em 'Brinquedo Favorito'. O repertório ainda inclui vários hits da banda Eva, como 'Não Me Conte Seus Problemas', 'Arerê', 'Alô, Paixão', 'De Ladinho' e outros.

Você sabia?

O nome Banda Eva não tem nada a ver com o sucesso italiano 'Eva', gravado em português pelo Rádio Taxi e anos depois pela banda, com Ivete Sangalo à frente. As raízes da Banda Eva estão numa série de festas promovidas por um grêmio estudantil num colégio em Salvador, em 1977. E boa parte dessas festas acontecia no sítio de um dos estudantes, na Estrada Velha do Aeroporto. O 'Eva' são as iniciais da estrada. Em 1979, os estudantes decidiram montar um bloco de carnaval. Passaram os festejos de 1980 pesquisando o que havia de mais inovador na festa de Salvador, e em 1981, desfilaram pela primeira vez.

 

Você pode gostar
Comentários