
Sucesso de público em Nova Friburgo, com três temporadas e mais de 5 mil espectadores, “Eros” é inspirado em uma história adaptada do cupido Eros que foi expulso do Olimpo, morada dos deuses na mitologia grega. Deus do Amor, ele volta ao Brasil com a missão de consertar relações românticas na Terra. Traições, narcisismo e medo serão postos à prova na busca pela felicidade a dois.
O texto da atriz e psiquiatra Rebecca Noguchi busca trazer à tona o amor romântico como desafio terreno e divino. A partir de “A Origem do Amor”, presente em “O Banquete”, de Platão, o espetáculo investiga a complexidade das relações conjugais humanas, com humor e drama. A dramaturgia é enriquecida por pensamentos filosóficos clássicos como os de Spinoza e também de pensadores modernos como Zygmunt Bauman (Amor Líquido) e Milan Kundera (A Insustentável Leveza do Ser). Com linguagem de fácil compreensão, a peça traz divertidas e profundas reflexões à realidade cotidiana dos relacionamentos.
"Impossível não se identificar com algum dos personagens, tão próximos da nossa realidade. É uma peça que mexe com quem tá amando, com quem tá querendo um amor e com quem tá na fossa", brinca o diretor Bernardo Dugin.
'Eros' reúne canções originais compostas por Rebecca Noguchi em parceria com Bernardo Rangel e Tânia Noguchi, atriz e também produtora do espetáculo. Os arranjos vocais e instrumentais e a direção musical são de Diogo Rebel e a direção de movimento de Adriana Xavier. A peça relata ainda o imaginário da vida perfeita em casal, do amor ideal, os desejos e anseios humanos na busca de uma existência plena quando em pares.
"Ver as pessoas se identificando com os personagens ou ouvir as músicas sendo reproduzidas pelo público talvez indique o verdadeiro poder da peça: fazer perceber que o amor é sim o sentimento universal, e que admitir nossas vulnerabilidades e erros é uma boa forma de aprendermos a lidar com as diferenças e também com o nosso próprio espelho", disse a autora e atriz Rebecca Noguchi.
De 01 a 24 de novembro
Casa de Cultura Laura Alvim
Horário: Sex e sáb 20h | Dom 19h
Classificação: Livre
Diretor: Bernardo Dugin
Com: Adriana Xavier, Ana Clara Calandra, Ana Clara Teixeira, Aylla Freire, Bernardo Rangel, Catarina Souza, Cláudio Raposo, Déborah Marins, Diana Cataldo, Marcelo Alvim, Miguel Toscano, Rebecca Noguchi, Renan Amaral e Tânia Noguchi.
Ingressos: R$30 (meia) R$60 (inteira)
Vendas: Ingresso Rápido e bilheteria do teatro.