Grátis: Missão 'piloto' especial no Jardim Botânico

Exposição tem simulador de navegação e de "resgate" ao mar

Por Gabriel Sobreira

Simulador da Marinha do Brasil
Simulador da Marinha do Brasil -

Usado para o treinamento inicial de jovens estudantes da Escola Naval, um simulador da Marinha do Brasil é uma das atrações da 'Expo Interativa do Projeto Ilhas do Rio', a partir de hoje até o dia 1º de dezembro, das 9h às 17h (exceto hoje, de 13h às 17h), no Teatro do Jardim, no Jardim Botânico. Entrada franca.

A máquina traça um percurso de navegação até o Monumento Natural Arquipélago (MoNa) das Ilhas Cagarras. Durante toda a simulação, o "piloto" deve realizar algumas missões, como, navegar sobre um canal indicado na tela e recolher um "homem ao mar". Outro destaque fica por conta do 'Espaço Kids', que conta com um jogo da memória com a biodiversidade apresentada nas ilhas. Além disso, tem também uma área onde é possível ver e tocar em exemplares de estrela-do-mar, corais, bolacha do mar, conchas, entre outros seres.

A partir de terça-feira, sempre às 16h, será exibido o documentário 'Ilhas do Rio: Ciência e Conservação', que traz um panorama sobre a biodiversidade do MoNa Cagarras, das Ilhas Tijucas e Maricás, além da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde foi realizada uma pesquisa inédita sobre a conectividade genética dos peixes presentes na lagoa e no mar.

 

Galeria de Fotos

Simulador da Marinha do Brasil Fernando Moraes/Projeto Ilhas do Rio
Baleia Bryde II Cetaceos Liliane Lodi/Divulgação
À esq., o simulador em uso. Acima, uma imagem aérea do arquipélago das Cagarras fotos Áthila Bertoncini/Divulgação

Comentários