'Breves Cenas de Teatro 2019' tem últimas apresentações neste fim de semana - Reprodução Facebook
'Breves Cenas de Teatro 2019' tem últimas apresentações neste fim de semanaReprodução Facebook
Por O Dia
Rio - A Caica Cultural Rio de Janeiro encerra o festival Breves Cenas de Teatro neste final de semana com apresentações impactantes, que irão emocionar e divertir o público. De quinta a domingo, o projeto, que está sendo realizado pela primeira vez fora de Manaus (AM), terá denúncia, drama e palhaçaria entre os gêneros apresentados.

Até domingo, sobem ao palco do Teatro de Arena, artistas e grupos do Amazonas, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Pernambuco, de São Paulo e da Colômbia. Ao final das sessões, o público escolhe a sua cena favorita, em cédulas de votação distribuídas na entrada no teatro. A mais votada será anunciada no encerramento do festival.

Com cenas de no mínimo 04’59’’ e no máximo 15’01’’, o Breves Cenas de Teatro registrou este ano um recorde de inscrições. As 46 cenas selecionadas por uma curadoria especializada para as apresentações em Brasília, em Fortaleza, e no Rio de Janeiro foram escolhidas entre 154 inscritos. A capital federal recebeu o festival em outubro e Fortaleza em novembro.
PROGRAMAÇÃO 
Publicidade
06/12 (sexta-feira)

Bicho Doido – Cia de Teatro Galeroso (PE). Gênero: Drama

Sinopse - “Bicho Doido” reúne, em uma cena/monólogo, histórias fictícias e reais sobre pessoas viventes nas ruas e periferias. A dramaturgia revela um ser que no convívio social chega a ser chamado de louco, narrando uma trajetória atemporal e em espaços múltiplos, como se tudo fosse sua própria vida. Perdido entre seus desejos, o bicho doido está num lugar em que o estado de exclusão lhe foi dado como condição. Para dizer o que quer e o que precisa, ele grita seus problemas, relembra momentos em que a vida lhe foi mais potente e até feliz, protesta e abusa da licença da loucura e do próprio teatro para falar sobre amor e vida.

O nunca jamais imaginado - Jansen Castellar (RJ). Gênero: Solo narrativo

Sinopse: Um ator narra seu próprio cotidiano. Mas a que tempo pertencem essas memórias? Um presente vivo, um passado distante ou uma projeção de algo que nunca existiu? A vaidade põe em contraponto essência e aparência.

Madame Froda em: Música Clássica – Ana Luiza Bellacosta (DF). Gênero: Palhaçaria.

Sinopse: Madame Froda", vive uma musicista desconhecida nacionalmente e internacionalmente, fará sua primeira apresentação em público, com um repertório de músicas clássicas, ou melhor, que ela considera que são músicas clássicas. Permeando vários estilos musicais com suas flautas, diverte e interage com o público com sua irreverência, sua falta de tato com os instrumentos e seu desejo de tocar pela primeira vez uma música clássica ao vivo. Até o final de sua apresentação muitos problemas aparecerão, o que poderá vir a ser sua última aparição em público.

Cena "O nunca jamais imaginado"

Crédito: Divulgação - Breves Cenas de Teatro

07/12 (sábado)

Macacos – Cia do Sal (SP). Gênero: Teatro Denúncia.

Sinopse: O espetáculo surge a partir do relato de um homem-negro em busca de respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano. A obra que possui esse título por ser o adjetivo mais usado no mundo como preconceito aos negros, se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena dentro da nossa História Geral, até chegar, finalmente, aos relatos e estatísticas atuais dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 2019. Os questionamentos do homem-negro chegam a um grande ápice que convida o público a pensar e debater sobre os preconceitos mascarados que existem no cotidiano brasileiro.

Corpo Dela - Grupo Por Nós (RJ). Gênero: Drama.

Sinopse: Viver não é suficiente, nossa existência é negada quando uma de nós morre a cada duas horas. A cena aborda a necessidade de resistir para existir. Três mulheres e a realidade assoladora da violência contra seus corpos e mentes. A cura através de um ritual de amor.

Fumaça – Daniel Satin (COL). Gênero: Palhaçaria / Magia Cômica.

Sinopse: Satin tem viajado pelo mundo todo, levando os grandiosos e misteriosos aprendizados, poderes herdados de seus ancestrais: incríveis habilidades na arte da magia e do faquirismo. Mas ele leva consigo um grande mistério pelo qual toda plateia fica em sua cadeira, sem se mexer, só para saber... O que se esconde na misteriosa caixa preta?

Cena "Fumaça"

Crédito: Divulgação - Breves Cenas de Teatro

Publicidade
08/12 (domingo)

Mundo de Sofia – Ana de Oliveira (AM). Gênero: Palhaçaria.

Sinopse: Sofia é uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade. Acompanhamos a jornada de trabalho e devaneios dessa figura em um mundo permeado pelo que e cotidiano a essa classe. Um olhar leve e divertido sobre um universo muitas vezes ignorado.

O Povo, o rei e o bufão do rei – Multifoco Cia de Teatro (RJ). Gênero: Épico.

Sinopse: O povo está em festa. O rei e seu bufão foram presos. Uma nova onda de liberdade se instaura no reino. Viva a morte do Rei! Brada o povo liberto de sua tirania, ao som de bombas e fogos de artifício.

Dolores - Érica Rodrigues (DF). Gênero: Palhaçaria / Performance.

Dolores Paz entra em cena poderosa e cheia de si e inicia um strip-tease completamente desajeitado. Sensual e estranha, Dolores instiga a plateia a gritar elogios perante sua imagem, trazendo à tona o questionamento: é elogio ou é assédio?

Cena "Dolores"

Crédito: Nityama Macrino