Cenas do longa 'Sem Descanso' - Reprodução
Cenas do longa 'Sem Descanso'Reprodução
Por Juliana Pimenta

Rio - Participante da principal competição da Première Brasil do Festival do Rio, o filme 'Sem Descanso' relata a história real de Geovane, um jovem morador de Salvador, que desapareceu em 2014 depois de ser levado por uma viatura da Polícia Militar. O documentário mostra os caminhos tomados pelo pai na busca por informações sobre o paradeiro do filho, assassinado pela polícia.

"Duas coisas me fascinaram nessa história: primeiro um cidadão comum, como Jurandy, que resolveu enfrentar as instituições para descobrir o que aconteceu com o filho dele, e não descansou até achar o corpo e as provas contra os policiais. Segundo, por conta das reações. Diferente de casos americanos, aqui parece que a violência policial é lamentada mas na realidade já foi naturalizada", conta Bernard Attal, diretor do filme que vê uma luz no fim do túnel para os brasileiros.

"Nenhuma forma de violência é uma fatalidade. Nova Iorque era uma da cidades mais violentas do mundo até os anos 80. Hoje, é uma das cidades mais seguras. Os dados mostram que a violência policial que dobrou no Brasil não ajuda a reduzir o crime. Precisa se formar e pagar melhor os policiais e re-aproximar a polícia das comunidades para que se crie um clima de confiança entre ela e a população", fala ao criticar o comportamento que leva ao genocídio da juventude negra. "Não podemos mais tolerar isso", declara.

Principal aliado

O diretor francês também destaca o trabalho de Sergio Costa, editor-chefe do DIA de 1991 a 2002, e diretor-executivo do jornal Correio, da Bahia, na época do crime e das consequentes investigações. "O papel do jornal Correio, nessa época liderado pelo Sergio, foi fundamental na resolução do caso Geovane. Ajudou na investigação, acompanhou o caso durante meses, questionou as autoridades, tudo isso apesar da resistência de uma parte dos seus leitores", lembra Bernard, que aproveita para elogiar especificamente o papel do diretor.

"Com coragem e obstinação, Sergio e sua equipe mostraram o quão crucial é o papel da imprensa para proteger a democracia e o estado de direito. O Sergio simbolizava toda a nobreza e importância da profissão de jornalista", destaca.

Outras atrações

Além de 'Sem Descanso', exibido hoje no Odeon às 13h, até o dia 19 o Festival do Rio abre espaço para a exibição de dezenas de filmes, em diversas salas de cinema da cidade. Dentre os destaques, está a exibição de 'O Traidor', hoje às 21h30, também no Odeon. O filme é o candidato da Itália para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional e teve cenas rodadas no Rio de Janeiro e é estrelado por Pierfrancesco Favino e Maria Fernanda Cândido.

Também vale a pena ficar de olho em 'BABENCO - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou', com exibição no domingo, às 19h, no Odeon. Dirigido por Bárbara Paz, o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics no Festival de Veneza e o prêmio Bisato D'Oro 2019. A lista de todos os filmes com data, horário e local está disponível no site do festival (festivaldorio.com.br).

 

Você pode gostar
Comentários