Barbara Reis - Reprodução
Barbara ReisReprodução
Por Juliana Pimenta
Rio - A nova fase de ‘Éramos Seis’ trouxe muitas reviravoltas para Shirley. Vivendo por anos com a mágoa de ter sido abandonada grávida por seu amor da juventude, a dona de casa se separou de Afonso (Cássio Gabus Mendes) e voltou a se render aos encantos de João Aranha (Caco Ciocler). Mas, após tentar viver a vida que sempre sonhou, Shirley tem se surpreendido negativamente com o novo companheiro.

“Ela se colocou a quem da mulher que ela era. Agora está submissa, apagada. O marido diz coisas absurdas e ela simplesmente não toma atitudes. Ela até enfrenta, mas se nubla e volta atrás”, argumenta Barbara Reis, a intérprete de Shirley, lembrando que atualmente uma atitude como essas seria impensada para uma mulher. “O empoderamento está tão em voga”, destaca.

Shirley já demonstra, inclusive, infelicidade ao lado de João Aranha e, para Barbara, essa sensação é resultado das expectativas frustradas da personagem. “O sentimento é de ter tido a utopia do ‘amor da vida’ destruído, pois as coisas não caminharam como ela esperava. Mas desistir de um amor nunca é fácil”, diz, torcendo para que ex-mulher de Afonso fique em paz.

“Quero muito que ela realmente seja feliz algum dia. No caso da Shirley, ela já teve muitas provas de que esse amor é algo doentio, possessivo e abusivo, ou seja, ingredientes perfeitos pra infelicidade”, afirma a atriz.

Drama materno

Outra relação que não anda nada bem é a de Shirley com a filha Inês (Caroline Macedo). Apesar de conseguir imaginar os motivos do temperamento da personagem, Barbara declara que agiria de outra forma.
"A relação dela com a filha é, de fato, muito conturbada, surpreende a todos com essa rigidez e agressividade. Entendo as razões, mas no final das contas, não justifica. No lugar da Shirley, eu aconselharia mais na base do amor do que na briga", expõe a atriz, reforçando que sua personagem ama a filha e todo o confronto parte de uma proteção exacerbada e desmedida.

Aliás, muitos espectadores da novela têm se identificado com a relação conturbada das duas personagens. "Recebi muitas mensagens pela internet de pessoas falando que suas mães também agiam como a Shirley e eram severas demais. Isso torna a personagem real e humana também. Fico feliz de estar dando vida a uma mulher real e que traz memórias muitos pessoais as pessoas", comemora Barbara, que não se incomoda em fazer a mãe de uma atriz quatro anos mais nova.
Publicidade
"Não há nenhum problema, pois a Shirley continua sendo uma mulher jovem apesar da mudança de fase. E eu e a Carol temos características físicas diferentes, o que ajuda a nossa caracterização", destaca.

Só amor

Lembrando um pouco a impulsão da personagem, Barbara diz que também se arriscaria por amor. “Eu sou muito apaixonada, sou daquelas que mergulha no sentimento. Mas não sou suicida, tento tomar os meus cuidados pra não sofrer posteriormente”, contemporiza a atriz, que namora há mais de três anos.

Outra paixão de Barbara é o Rio de Janeiro. Mais especificamente o Méier. Até em seu perfil no Instagram, ela faz questão de dizer que é do bairro da Zona Norte e justifica. "Tudo isso é orgulho do meu bairro! Eu adoro morar lá, tem absolutamente tudo ao meu alcance, sem falar que é um bairro tranquilo de viver. Mas também escrevi isso para sempre lembrar de onde eu vim", conclui a atriz que acaba de estrear a segunda temporada da série ‘Impuros’, na FOX.

"Eu faço a Mariana, moradora no morro do Dendê, que precisou fugir por alguns anos do morro e retorna com uma filha, fruto do relacionamento que teve com o irmão do chefe do morro. Foi um prazer fazer parte dessa série, é diferente o universo das novelas", confessa.