Lilia Cabral e a filha, Giulia Bertolli, protagonizam a peça 'A Lista' Divulgação/Priscila Prade

Rio - Lilia Cabral, de 65 anos, e a filha, Giulia Bertolli, de 27, mostram que o talento é de família na peça “A Lista”, que está em cartaz no Teatro dos Quatro, na Gávea, Zona Sul do Rio, até o dia 28. Juntas em cena pela primeira vez, mãe e filha resgatam o cenário da pandemia do coronavírus com a história de duas vizinhas que trocam lições valiosas sobre a vida a partir de um encontro transformador.
“Eu acho que o público quer ver uma boa história”, afirma Lilia, que interpreta a professora aposentada Laurita na montagem que chegou ao Rio em janeiro deste ano, depois de um ano de apresentações em São Paulo. “Acho que isso facilita muito o sucesso, porque todas as pessoas que saem de casa pra assistir a uma peça de teatro vão pra gostar. E quando elas gostam é um prato cheio pra gente poder aproveitar esse momento que é sempre tão importante, de estar diante de um público que está aceitando o que estamos contando”, declara a veterana.
Em seu segundo trabalho no teatro, Giulia concorda com a mãe e entrega o segredo que já levou mais de 40 mil espectadores para assistir ao espetáculo, incluindo uma longa lista de famosos como Fernanda Montenegro, Ary Fontoura e Mateus Solano. “Tem sido muito gratificante. Eu realmente tive muita sorte nesse trabalho, por ser uma peça em que as pessoas conseguem se identificar, acho que esse é o maior acerto do texto”, diz a atriz e roteirista, que surge na pele da jovem Amanda, uma cantora de ópera que oferece ajuda aos vizinhos durante o isolamento social.
“O Gustavo (Pinheiro, autor da peça) realmente criou duas personagens que as pessoas lembram da mãe, do pai, do avô… E, aí, a risada, o nó na garganta e o choro vêm muito dessa identificação. Pra gente que está em cima do palco, quando ouvimos as pessoas se divertindo ou até mesmo se emocionando, é a maior realização que a gente pode ter como artista. É o sinal de que o nosso trabalho de alguma forma tocou essas pessoas. Então, eu saio da peça todos os dias muito melhor do que eu entrei”, completa ela.
Com direção de Guilherme Piva, “A Lista” foi apresentada pela primeira vez em formato virtual, em agosto de 2020, no mesmo contexto em que se passa a história. Lilia e Giulia foram convidadas por Pinheiro para se juntar ao projeto Teatro Já, encabeçado pela atriz Ana Beatriz Nogueira, com o objetivo de apoiar os profissionais de teatro. Para a veterana, a experiência de levar o espetáculo das telas para os palcos tem sido positiva, ainda mais com o trabalho em família.
“Começamos online, tão pequenininho, e daí, de repente, a gente já estava fazendo presencial. E isso é engraçado porque, apesar da gente ser mãe e filha, a gente encarou isso como um grande desafio por ser online e, também, porque a gente não sabia o que ia acontecer com as nossas vidas”, confessa Lilia.
“As coisas foram se ajeitando e nós tivemos que nos ajustar também pra seguir adiante com a peça. E nós nos damos muito bem em cena. Acho que todo o olhar generoso dentro dessa situação tão triste foi nos comovendo. Eu nunca imaginei como seria trabalhar com a Giulia. Então, a gente foi aprendendo a trabalhar junto, e foi dando muito certo”, celebra a atriz, que se prepara para retornar à TV aberta na novela “Fuzuê”, sucessora de “Vai na Fé” na faixa das sete da TV Globo.
Sem descartar a possibilidade de trabalhar com a mãe em um novo projeto, a filha única de Lilia com o economista Iwan Figueiredo enfatiza o saldo positivo: “Poder acompanhar essa evolução de perto, pra mim, enquanto atriz, é muito bom. Enquanto filha, é melhor ainda, porque aí a gente tem as duas alegrias: as alegrias que a gente compartilha dentro de cena e as alegrias que a gente compartilha (do lado de) fora”, diz Giulia.
SERVIÇO - 'A Lista', no Teatro dos Quatro
Em cartaz até 28 de maio.
Horários: Sextas e sábados, às 20h, domingos, às 19h.
Endereço: Shopping da Gávea (2º Piso), Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Ingressos a partir de R$ 70 (meia-entrada), disponíveis no site Sympla.
Duração: 80 minutos.
Classificação etária: 12 anos.