Morre Rita Lee aos 75 anosFoto reprodução Internet

Rio - Rita Lee, que faleceu nesta segunda-feira aos 75 anos, sempre teve uma relação estreita com o Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido em São Paulo, a "Rainha do 'Rock" se identificava bastante com a Cidade Maravilhosa. Por causa disto, em 2007, a cantora recebeu o título de cidadã honorária do Rio pela Câmara Municipal.
A solenidade aconteceu em 25 de maio de 2007. A nomeação foi proposta pela então vereadora Aspásia Camargo (PV), e a ideia surgiu após a cantora fazer uma brincadeira em um show realizado na Praia de Copacabana. Na ocasião, Rita respondeu a um fã, que perguntava se ela era carioca, que apesar de ser uma "paulista branquela e não ter samba no pé", era apaixonada pelo Rio.
A cerimônia contou com a presença de Rita Lee, amigos e admiradores da cantora. O cartunista Ziraldo, a cantora Preta Gil e então deputado federal Fernando Gabeira foram alguns dos que prestigiaram o evento. A celebração teve, ainda, a performance do poeta Igor Cotrin e a participação do Coral da Câmara de Vereadores.
Durante a cerimônia, Rita expressou, mais uma vez, seu amor pela Cidade Maravilhosa. "I love São Paulo [...], mas quando chego no Rio, chego no Brasil. Eu logo viro Carmem Miranda, quero ficar pelada, fico falando X. Quando cheguei aqui, fiquei 12 horas andando pela cidade e babando", discursou.
"Via como a cidade era linda. E toda vez que vinha aqui me apresentar, era recebida com todo carinho. É uma paixão que tenho por vocês e que vocês têm por mim. E tem essa coisa do Rio continuar lindo. Pra mim, o Rio ainda é a capital do Brasil. Eu amo o Rio de Janeiro e espero levar por onde eu for este amor que vocês me dão", finalizou a estrela da MPB durante a homenagem.
"O Rio continua lindo, lindo. Lindo de morrer", já cantava Rita Lee nos versos de "Copacabana Boy". Estreitando ainda mais os laços da cantora com a cidade do Rio, em 1996, 20 anos após se conhecerem, Rita se casou no papel com o carioca Roberto de Carvalho, com quem passou seus dias até o fim de sua vida.
O Rio de Janeiro, também, foi a cidade escolhida para a aposentadoria. Em 2012, durante seu primeiro show no Circo Voador, ela anunciou que se afastaria dos palcos. Muito emocionada, a cantora deu a notícia para os fãs: "Eu queria dizer que, esse é o penúltimo show. Mas, eu considero o último da turnê. É... Vou me aposentar dos palcos".
Rita morreu na noite desta segunda-feira, aos 75 anos. A notícia foi confirmada através das redes sociais da cantora, que lutava contra um câncer no pulmão desde 2021, nesta terça-feira. O velório da 'Rainha do Rock' será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. Em seguida, corpo será cremado em uma cerimônia restrita.