Lakecia Benjamin, uma das atrações do festival MIMODivulgação

Rio - O MIMO Festival completa 20 anos neste ano e para comemorar, traz uma edição pocket, que conta com entrada gratuita, à Cidade Maravilhosa. A programação do evento, famoso por valorizar o patrimônio histórico e cultural, irá reunir várias atrações nacionais e internacionais, nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17. 
O primeiro dia do evento no Rio ocorrerá na Cidade das Artes Bibi Ferreira, localizada na Barra da Tijuca e contará com a presença de artistas como: Lakecia Benjamin, Mario Lucio & Os Kriols, Bruno Capinan, Jupiter & Okwess, Manuel de Oliveira, Don Letts e o Piazzolla Octeto Electrónico por Nico Sorin. 
Três workshops ainda acontecerão em duas salas do espaço. O argentino Nico Sorin vai falar sobre “o desafio de adaptar a obra de Astor Piazzolla para diferentes conjuntos instrumentais”, o português Manuel de Oliveira discorrerá sobre “A guitarra ibérica - Território, identidade e inovação” e à americana Lakecia Benjamin caberá o tema “Um retrato do novo jazz”.
Já o segundo dia, contemplará a Mostra de Cinema, sediada no Estação Net Botafogo, que exibirá filmes como o curta "As canções de amor de uma bicha velha", do diretor André Sandino Costa, e o longa "Rebel Dread", de William e Badgley. 
A comemoração dos 20 anos ainda terá espetáculos em patrimônios históricos e naturais, Chuva de Poesia e outras ações educativas, proporcionando uma interatividade entre os artistas e o público, uma vez que a troca de experiências sempre foi uma proposta do MIMO. Durante sua história, mais de 30 mil alunos foram beneficiados na Etapa educativa do festival, em cerca de 600 horas de aula.
"É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Manter um evento gratuito com esta qualidade artística, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo na atualidade - sejam as novas tendências ou artistas consagrados - requer perseverança e muito suor, meu e de toda a equipe. Só sei dizer que amo o que faço e que é revigorante demais ver o resultado final: como a plateia pulsa, reage e é contagiada pela energia única que só o MIMO proporciona", afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora do MIMO.
A programação completa do festival pode ser consultada através do site do evento, como também acompanhadas pelo perfil do MIMO no Instagram.