Ivete Sangalo anuncia o projeto Ivete 3.0 em celebração aos seus 30 anos de carreiraRafa Mattei / Divulgação

Rio - Dona de uma voz potente e um carisma de milhões, Ivete Sangalo, de 50 anos, é um ícone da música brasileira. A cantora baiana ganhou notoriedade como vocalista da Banda Eva, em 1993, e seis anos depois anunciou a carreira solo. Desde então, tem realizado grandes feitos e arrastado uma legião de fãs para todo os lugares do mundo. Para comemorar as três décadas profissionais, a artista elaborou o projeto "Ivete 3.0", que está recheado de surpresas e promete 'levantar poeira'. 
Ao ser questionada sobre quais sentimentos tomam conta dela nesta fase de celebração, Ivete se diverte. "Fogo em várias partes (risos). Tenho vários sentimentos. Sou a mulher da dinâmica, do movimento, da vida. Sou solar, gosto de falar, ouvir, de participar. Sou administradora da vida dos outros, gosto de administrar o astral. Sou regada destes combustíveis diariamente. Sinto como se fosse um comichão de fazer, realizar, pensar, ir, participar. E não necessariamente coisas só relacionadas a esse projeto de 30 anos. Gosto de participar da vida dos meus colegas, de outros artistas, gosto de viver, de estar com eles, com os fãs. Gosto de estar curtindo a vida".
Prova disso é que ela já vendeu mais de 20 milhões de discos, recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e o Shorty Awards, realizou uma das maiores turnês solo femininas do país, cantou ao lado de grandes artistas como Shakira, Laura Pausini, Brian McKnight, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Stevie Wonder; foi enredo da Acadêmicos do Grande Rio, no Carnaval Carioca, em 2017, e foi homenageada com o Troféu Mário Lago, em 2020, pela sua contribuição à música nacional. 
Como atriz, a artista brilhou no remake de "Gabriela" (2012), da TV Globo, como Maria Machadão, e participou dos seriados "As Brasileiras" e "Brava Gente", na mesma emissora. Em filmes, já dublou uma das personagens do longa "Aviões", de "Os Smurfs e de "A Vila Perdida". Como apresentadora, já esteve no comando do "Planeta Xuxa" (1998), durante a licença maternidade da Rainha dos Baixinhos, "Estação Globo" e "Superbonita", do GNT, além de ter sido jurada do "The Voice", e técnica do "SuperStar", ambos da TV Globo. 
Retorno ao Maracanã após 17 anos
Entre as comemorações destes 30 anos, está um show no Maracanã, marcado para o dia 20 de dezembro. Veveta retorna ao estádio carioca após 17 anos para uma apresentação grandiosa, que será transmitida ao vivo pela TV Globo, como especial de fim de ano da emissora. 
"Essa coisa do Maracanã tem um tempero do ponto de vista emocional com a minha relação com Rede Globo. A minha carreira eu construí ali dentro. Sempre fui recebida pela porta da frente e de forma muito generosa e acolhedora. Fazer um especial de fim de ano da TV Globo, pra mim, tem um peso muito grande. Um peso bom", diz ela, que promete um espetáculo inesquecível. "Vai ser um show que nem eu mesma imaginei que a gente poderia fazer algo assim. E é um esquenta". 
A emoção vai ser grande, pelo menos em um dos momentos, do espetáculo. A baiana lançará três músicas, sendo uma delas homenagem aos fãs, no dia 20, que farão parte do repertório. "Em duas delas, terei parceria com pessoas muito incríveis, gente que eu já queria gravar e uma música que eu fiz para vocês, que é o 'Fã 2'. Quero mostrar ela antes para que vocês cantem comigo no show, porque provavelmente, eu não vou conseguir. E não quero estragar esse momento do show, quero garantir isso", admite. 
No ano que vem, a festa vai continuar em outras cidades do país, em estádios e arenas. "Teremos exclusivos 30 shows no Brasil. A gente vai levar a excelência do entretenimento para perto dos meus fãs", avisa a cantora, que receberá convidados especiais nas apresentações. "Ao final desses 30 shows, gravaremos um DVD. Porque nosso DVD é de lei", completa.  
Após se apresentar ao lado da mãe no Rock in Rio, em 2022, e no Carnaval, neste ano, Marcelo, de 13 anos, fará parte de mais este momento profissional de Ivete. "Marcelo esteve comigo no Rock in Rio, aquilo será imortalizado. Será uma memória para nossas vidas. Ter meus filhos pontuando esses momentos importantes é incrível.  Meu filho é um talento e quero que ele compartilhe comigo o talento dele. Ele me ensina, é muito gigante. Faço questão que ele esteja artisticamente nesses projetos, porque ele está de forma implícita, explícita, não vou perder essa oportunidade", garante ela, que é casada com o nutricionista Daniel Cady e também é mãe das gêmeas, Marina e Helena. "As minhas duas filhas também são muito da arte", expõe. 
Pipoca
Ivete Sangalo comanda a segunda temporada do "Pipoca", na TV Globo, e neste domingo, recebe a jornalista Sandra Annenberg, o ator Luís Miranda e o cantor Carlinhos Brown. "Estou muito feliz com o 'Pipoca'. Quando entro pra gravar, vejo ali um brinde aos meus 30 anos. Embora isso seja, para mim, profissionalmente, um grande sonho, uma coisa maravilhosa, todas as vezes que entro em estúdio para trabalhar com a nossa equipe, é sempre uma comemoração, um brinde a minha vida, a minha história como artista. A gente vê um resultado comercial sobre isso, mas a última coisa que penso é sobre esse aspecto. É sobre chegar, entrar na casa das pessoas e ter mais um pouco de mim na sala de vocês". 
Ela ainda brinca sobre os conselhos amorosos que tem dado no quadro "Pipoca do Amor". "Estou solta até demais. No programa, tem essa coisa do 'Pipoca do Amor', que é o aconselhamento. Agora pense: uma mulher desequilibrada dando conselho pros outros", brinca Ivete, que também celebra o quadro "Sobe no Trio". "Esse lance de sobe no trio foi uma ideia que eu trouxe para os meninos e eles apostaram imediatamente. Eu só vou lá me divertir em cima do trio elétrico, em Salvador, com amigos, fazendo música, falando de Brasil, isso é sensacional".
Fim de ano na Globo
Ao dar o pontapé no especial de fim de ano da Globo, a artista não deseja ocupar o lugar do Rei nesta época do ano na emissora. "Vocês me chamam de Rainha, uma rainha precisa ter a majestade para ser rainha. E a majestade está em respeitar o outro assim como a gente é respeitado. Ninguém tira o lugar de um rei. O Rei é o Rei. Eu jamais me colocaria nesse lugar. Eu jamais me perdoaria de não poder assistir ao especial do Roberto Carlos no final de ano da Globo. Isso faz parte do nosso DNA, está entranhado em nós", frisa.
"Frequento a Rede Globo como a minha casa. A gente sabe exatamente que aquela emissora também tem sua majestade. Acho que a gente consegue organizar, entender as oportunidades, mas a vida é uma grande roda gigante. É preciso empatia para a gente realizar os projetos. O nosso ponto de partida é exatamente esse: respeita e será respeitado", conclui.
Em janeiro, Ivete estará à frente da 4ª temporada do "The Masked Singer Brasil", em que os jurados têm a missão de descobrir quem está cantando por trás da máscara. As gravações do programa já foram iniciadas. 
Bloco Coruja
No próximo ano, o Bloco Coruja, sob o comando de Ivete, sairá três dias no Carnaval de Salvador: sábado, domingo e segunda-feira. "Resolvi fazer três dias e que cada dia simbolizasse uma década. Nos últimos anos, o bloco coruja tem saído dois dias e, em 2024, em virtude da comemoração, serão três dias. O Bloco Coruja é da minha total responsabilidade. O bloco em 2024 sairá exatamente como os meus fãs e as pessoas que se mobilizam ir a Salvador para curtir comigo merecem. É assim que o Coruja vai chegar na Avenida: com excelência em serviço e experiência a cada um que se movimentar para ir para aquela cidade", garante a baiana. 
Multifacetada
Ivete será vista de um jeito bem diferente pelos fãs em seu perfil no TikTok. Na Websérie "Ivete 3.0", a cantora explora territórios de afinidade, como culinária, moda, mudança de estilo ao longo dos anos, humor e suas multifacetas artísticas. Os seis episódios foram gravados em uma casa em Salvador e serão disponibilizados entre os meses de setembro e outubro. 
Já o "Na estrada com Ivete" é um videocast gravado dentro de um carro onde o convidado é passageiro em uma carona em que a motorista é a artista. De acordo com a temática principal de cada episódio, Ivete vai recordar momentos que viveu em que precisou daquele gás a mais, histórias de mudança de hábitos, rotina e entre outros aspectos. Este projeto também tem seis episódios e a previsão de lançamento do primeiro é para a segunda quinzena de novembro, também no perfil da cantora no TikTok.
"O TikTok é uma conexão com uma nova geração que chega. Me sinto responsável por levar a minha alegria a essa nova geração. Tenho o compromisso de mostrar para essa turma que está chegando, que é deliciosa, que tem muita coisa para se descobrir, além de tudo o que essa geração tem vivido hoje. A conexão com a alegria, com o bem viver, o sorrir, se divertir, olhar no olho, e nada mais estratégico que pegar uma plataforma como o TikTok, que entra no viés da vida dessas crianças para levar alegria, pra chamar, conectar. E essa turma toda vai estar nos shows, assistindo o "Pipoca", o "The Masked Singer", vai pedir pro pai levar pro meu show na Bahia. É para o infinito e além".  
Instituto Ivete Sangalo
Ao decorrer dos anos, Ivete criou uma organização sem fins lucrativos que leva seu nome. A entidade tem como missão apoiar e impulsionar causas destinadas às crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade no Brasil. Parte da renda do show do Maracanã será destinada ao seu instituto. 
"O instituto entra nessa comemoração como a menina dos olhos da minha vida. Porque de fato, hoje, nós (ela e sua equipe) não estamos aqui para nada além do prazer de estar fazendo isso. Somos todos estabelecidos profissionalmente, todos temos carreiras vitoriosas. Não é mais sobre ganhar, é sobre viver. Ele entra nessa comemoração como o grande vetor. A grande cereja do bolo é o meu instituto. Todas as movimentações dessa comemoração e da minha vida estão completamente conectadas e ligadas ao instituto Ivete Sangalo, em que vou atrair recursos para que eu possa fazer a diferença na vida de tantas pessoas, já que muitas fazem a diferença na minha vida".