Sorriso MarotoDivulgação

Rio - A música brasileira ganha protagonismo com a primeira edição do festival "Clássicos do Brasil", que ocupa a Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, a partir desta sexta-feira (20). O evento reúne alguns dos maiores nomes do cenário nacional, desde Elba Ramalho e Alceu Valença a Xande de Pilares e Jorge Aragão. No domingo, cabe ao Sorriso Maroto encerrar o dia, que será totalmente dedicado aos artistas cariocas, com muito samba e pagode.
"Estamos mega animados, é uma oportunidade de cantar no Rio de Janeiro, em um evento tão bacana, que junta tantos artistas populares", celebra o vocalista Bruno Cardoso, que sobe ao palco ao lado de Sérgio Jr., no violão; Cris Oliveira no pandeiro e reco-reco; além do tecladista Vinícius Augusto; e Fred Araújo na percussão.
"É muito bom ter um evento que tem essa essência brasileira. A gente canta música para o povo, música que toca nas (rádios) FMs, nas playlists, mas são nichos distintos. Então, (neste festival) você tem uma oportunidade única de juntar todas essas tribos e se apresentar pra todas elas, dentro da nossa cena carioca, aquela música da nossa boêmia...", acrescenta o cantor.
Bruno ainda destaca o valor de celebrar a arte nacional, no momento em que o país volta a receber nomes de peso da música internacional, como Coldplay, The Weeknd, RBD e Taylor Swift. "O Rio de Janeiro é uma cidade que exporta cultura. É muito importante a gente ter um evento onde você traz a essência do brasileiro. Traz visibilidade dentro da nossa cultura, e a gente acaba achando um canal de reverberação", avalia.
"Você tem um show com tantos artistas de renome, num grande cartão-postal do nosso país, no momento onde tem, também, essa diversidade cultural e musical, até internacional, circulando dentro do nosso cenário. É muito importante fincar a nossa bandeira e fazer a galera viver essa experiência de curtir música brasileira, cantar com artistas brasileiros", afirma.
No domingo, a partir das 17h, Mart'nália abre os trabalhos no Clássicos do Brasil ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica, sendo seguida por Jorge Aragão e Xande de Pilares, nesta ordem. Depois, o Sorriso Maroto assume o palco. O vocalista da banda revela a emoção de ver o pagode e o samba em evidência.
"Acho que vai ser algo muito bacana esse dia dedicado a exaltar a musicalidade carioca! E vou me sentir muito feliz de poder representar, através da música do Sorriso. A música carioca é tão brasileira que todo mundo canta, todo mundo curte. De alguma forma, todo mundo se sente um pouco pagodeiro, um pouco sambista também", brinca.
O Sorriso Maroto chega no festival ainda em clima de comemoração pelos 25 anos de carreira do grupo. A banda promete uma verdadeira "viagem no tempo", e vai resgatar desde os sucessos mais antigos até os lançamentos recentes. O objetivo é agradar a todos os públicos, pensando nos fãs de carteirinha e até mesmo nos admiradores de outros artistas que estiverem na plateia. "Eu defino o Sorriso como sentimentos que traduzem alegria, amor, paixão e swing, acho que são os mesmos que o carioca tem. O povo carioca é alegre, 'swingado', descolado, e nossa música tem todos esses ingredientes", garante o vocalista do conjunto.
SERVIÇO - Festival Clássicos do Brasil, na Marina da Glória
Dias 20, 21 e 22 de outubro.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, S/N - Glória.
Ingressos a partir de R$ 100 (meia-entrada), disponíveis no site Ingresse.
Classificação: 18 anos.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 20 de outubro - Abertura dos portões: 18h
20h - Elba Ramalho
21h45 - Geraldo Azevedo e Chico César
23h30 - Alceu Valença
01h15 - Nação Zumbi

Sábado, 21 de outubro - Abertura dos portões: 17h
19h - Lenine e Orquestra Petrobras Sinfônica
20h45 - Vanessa da Mata
22h30 - Moska
00h15 - Zeca Baleiro

Domingo, 22 de outubro - Abertura dos portões: 15h
17h - Mart'nália e Orquestra Petrobras Sinfônica
18h45 - Jorge Aragão
20h30 - Xande de Pilares
22h15 - Sorriso Maroto