Musical ’Wicked’ está em cartaz no Teatro Renault, em São PauloReprodução / Instagram

Rio - Com a crescente popularidade do espetáculo “Wicked”, duas das principais regras do teatro vêm sendo desrespeitada nas sessões do musical em São Paulo: o silêncio e a proibição de captação da peça. Em trechos gravados pelo público, que viralizaram nas redes sociais, a plateia grita e canta enquanto os atores estão em cena, gerando uma onda de revolta na web.


Nesta terça-feira (25), Felipe Neto foi um dos que criticaram a postura do público. Em um vídeo publicado no Instagram, o influenciador detonou a plateia que cantou e gritou durante o espetáculo. "Às vezes eu acho que o que falta para essa geração é esporro. Musical não é show", iniciou ele.
"Quem é fã de fato, sabe se comportar em um musical, sabe ficar de boquinha calada, prestando atenção, sentindo, ouvindo, se emocionando... é dessa forma que você consome uma peça musical, meu amor. Não é cantando junto. [...] É um desrespeito ao artista que se prepara dia e noite arduamente para poder fazer um grande trabalho vocal e no fim não consegue nem ser escutado, porque um bando de gente modinha que não é fã de verdade de 'Wicked', que tá no hype, precisa mostrar para os outros o quanto aquela peça é importante na própria vida", disparou. 

Após a repercussão da fala de Neto e as inúmeras reclamações por parte dos internautas, o musical informou que a partir desta quarta-feira (26), antes do início de cada sessão, um aviso sonoro, pedindo silencio durante os números musicais, será reproduzido. A organização ainda reforçou que, se necessário, a sessão poderá ser interrompida.
"O superfã de Wicked é apaixonado e fiel, mas, acima de tudo, educado e respeitoso com a obra e com todos os profissionais envolvidos no espetáculo. Ainda assim, a partir desta quarta-feira, 26 de março de 2025, será anunciado antes de todas as sessões do espetáculo", disse.
"Queridos espectadores, durante a apresentação, por favor, guardem suas reações e aplausos para o final dos números musicais, mantendo o silêncio ao longo da performance. Vamos juntos dar a oportunidade de Wicked encantar mais pessoas e conquistar novos corações por meio de sua história. Agradecemos imensamente o carinho e contamos com sua ajuda para tornar a experiência de todos os espectadores a mais agradável e encantadora possível", dirá o aviso.
"Se necessário, a sessão será interrompida ao menor sinal de comportamento que prejudique as pessoas presentes no Teatro Renault. Reiteramos que qualquer foto ou gravação do espetáculo é terminantemente proibida, e o uso de smartphones prejudica a experiência de seus companheiros de plateia, além de distrair os atores. A recepção à nova produção, ao elenco e à narrativa cênica tem sido entusiasmante, e todos os fãs e espectadores — todos mesmo — têm a garantia de assistir ao espetáculo com o silêncio adequado da plateia nos momentos certos", seguiu a organização.