Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva em ’Ainda Estou Aqui’Alile Dara Onawale

Rio -  O filme "Ainda Estou Aqui" ganhou três estatuetas na 12ª edição dos Prêmios Platino del Cine Iberoamericano, que aconteceu Palácio Municipal IFEMA Madrid, na Espanha, neste domingo (27). O longa conquistou a categoria melhor filme ibero-americano, melhor atriz - com Fernanda Torres - e melhor direção - com Walter Salles. 
Como Fernanda e Walter não compareceram à premiação, a atriz Valentina Herszage, que interpreta Vera Paiva no filme, e Rodrigo Teixeira, produtor da obra, receberam as estatuetas. 
Nesta segunda-feira (28), Torres celebrou o prêmio através do Instagram. "Eu gostaria muito de poder estar presente nesta noite, mas, infelizmente, isso não foi possível, devido a compromissos de trabalho.
Quero dizer que é uma honra imensa receber este prêmio. Sou fruto da cultura Íbero-americana, a Península Ibérica é minha segunda casa e esse reconhecimento reforça, em mim, o orgulho de fazer parte de uma força cultural que, no cinema, pariu artistas da dimensão de Luiz Buñuel e Pedro Almodovar, de Alejandro Inharitù e Alfonso Cuarón, de Ricardo Darin e Norma Alejandro, de Penélope Cruz, Javier Bardem e Marisa Paredes, de Glauber Rocha e Fernanda Montenegro", iniciou a artista.
"Esse é um filme sobre uma família, feito por uma família de artistas e fico feliz de recebê-lo pelas mãos de Valentina Herszage, minha filha na ficção, que representa não só a mim, aqui, nesta noite, mas também ao Selton, à Luiza, à Bárbara, ao Guilherme e à Cora. Sem eles minha Eunice jamais existiria.
Eu agradeço profundamente a Walter Salles, meu irmão, meu amigo e parceiro de tantas décadas, a honra de ter habitado a pele desta mulher. Walter é o coração deste filme raro, tão humano e delicado, sobre a brutalidade da Ditadura Militar do Brasil, uma das tantas que se espalharam pelas Américas, durante o período da Guerra Fria", continuou.
Por fim, a atriz comentou: "Através de Eunice Paiva, revisitei o horror da Ditadura que conheci em criança. Esta grande brasileira, advogada, democrata e defensora dos direitos humanos nos ensina, no momento presente, a resistir com alegria e civilidade, sem nos dobrarmos ao autoritarismo. Em nome da família Paiva, de Marcelo Paiva, e de todos aqueles que defenderam e defendem a arte e a democracia eu repito: Ditadura nunca mais! Muito obrigada".
"Ainda Estou Aqui"
Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" conta a história real e emocionante da família Paiva, que viveu o desaparecimento de Rubens Paiva nos anos 1970, quando o Brasil enfrentava o endurecimento da ditadura militar. Eunice, sua esposa, representada por Fernanda Torres e por Fernanda Montenegro, inicia a busca pela verdade sobre o destino de seu marido e é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus cinco filhos.
Vale lembrar que o longa venceu o Oscar na categoria Melhor Filme Internacional, em março, na cerimônia que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme desbancou outras obras como "A Garota da Agulha", "Emilia Pérez", "A Semente do Fruto Sagrado" e "Flow". 
Protagonista da produção, Fernanda Torres conquistou Globo de Ouro na categoria "Melhor Atriz em Filme de Drama", pelo papel como Eunice, em janeiro. Ela concorreu com Angelina Jolie, Nicole Kidman, Pamela Anderson, Tilda Swinton e Kate Winslet na cerimônia.