Rio - É do Brasil! O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, conquistou o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes, neste sábado (24), concedida pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), instituição centenária que reúne jornalistas de todo o mundo.
"Escolhemos um filme com uma generosidade novelística e épica; que permite digressões, diversões, humor e personagens, para evocar um tempo e um lugar, e uma história rica, estranha e profundamente perturbadora de corrupção e opressão. Um filme que cria suas próprias regras, é pessoal, porém universal, que leva seu tempo e atua como um veículo de memória para um mundo: o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos difíceis", disse o júri.
Protagonizada por Wagner Moura, o longa foi recebido com 13 minutos de aplausos no Festival. O "Agente Secreto" acompanha a trajetória de um professor especialista em tecnologia que retorna a Recife, sua cidade natal, em meados da década de 1970. Ao chegar, ele percebe que está sendo vigiado, o que dá início a uma série de acontecimentos marcados por desconfiança e perseguição.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.