Milton Nascimento recebe título de doutor ’honoris causa’ pela UFVJM: ’Honrado e feliz’Reprodução de vídeo / Instagram

Rio - Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu o título de doutor 'honoris causa' pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A honraria foi entregue ao cantor e compositor pelo reitor da instituição, Heron Laiber, em cerimônia realizada na casa do ícone da MPB.
"Em nome da nossa comunidade de Unaí, Janaúba, Teófilo Otoni e Diamantina, concedo-lhe o grau de doutor 'honoris causa' em função da relevância da sua arte para o sentido da vida, para o nosso mundo, nosso país e para todo nosso pacto civilizatório. A sua arte que fez a gente se tornar gente. Você que deu sentido a tantas outras vidas e tantos corações. Parabéns", disse o reitor, em vídeo compartilhado nas redes sociais de Milton, neste domingo (25).
Ao receber a homenagem, o artista destacou a ligação com a cidade Diamantina, em Minas Gerais. "Lugar que a gente viveu tanta coisa e quero um dia voltar lá para lembrar de tudo", falou. No registro, inclusive, são resgatados cliques antigos do cantor nesse local.

Na legenda da publicação, Milton agradeceu a honraria. "Não bastasse tudo de maravilhoso que tenho vivido nos últimos meses, agora sou doutor pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)! Receber esse título, dessa instituição tão importante e de uma região com tanta relevância e influência na minha carreira e obra, é algo inexplicável para mim", iniciou.

"Quando eu e Fernando Brant compusemos 'Beco do Mota', lá nos anos 1960, inspirados no famoso beco localizado em Diamantina, eu jamais imaginaria que a minha obra viria a ser tão reconhecida quase 60 anos depois. Só posso dizer que me sinto muito honrado e feliz com tamanha homenagem. Muito obrigado ao reitor Heron Laiber e demais colaboradores da instituição, que vieram até a minha casa me fazer essa homenagem tão especial", finalizou o artista.

O título é entregue a pessoas notáveis, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, educação ou humanidade.

Em novembro do ano passado, a mesma honraria foi aprovada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ao compositor, considerado um dos principais artistas brasileiros. O cantor, que lançou mais de 30 álbuns nos 60 anos de carreira, coleciona vários prêmios, incluindo quatro Grammys Latinos e um Grammy Award.