Festival do Rio 2025Reprodução/Instagram

Rio - A 27ª edição do Festival do Rio começou nesta quinta-feira (2) com uma programação de cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, para atender a todos os gostos. A maratona de cinema vai até o dia 12 de outubro. 
Serão 125 títulos brasileiros, espalhados entre longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados. O evento também terá novos prêmios: o de Melhor Figurino na competição oficial e a volta do prêmio do público para Melhor Filme e Melhor Documentário, ambos na competição oficial, e Melhor Filme na Novos Rumos.
O público já tem à disposição sessões de filmes espalhadas por toda a cidade, antes mesmo da Gala de Abertura que acontece esta noite no tradicional Cine Odeon, na Cinelândia. Serão um total de 22 salas de cinema: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker - Casas Casadas e o tradicional Odeon. Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,o CCJF - Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.
Esta edição dará destaque especial à COP 30, trazendo para o Festival do Rio uma seleção expressiva de filmes sobre futuros possíveis, além de diversas mesas de debates – com convidados nacionais e internacionais - onde questões de desenvolvimento sustentável, justiça climática e preservação ambiental serão o centro das discussões