Família de Rodrigo vai processar autores de ataques racistas na internet

Irmão do dramaturgo diz que não vai mais tolerar ofensas: 'Isso é crime. Agora basta'

Por TÁBATA UCHÔA

Rodrigo França, do 'BBB 19', é alvo de ameaças de morte, ataques racistas e de intolerância religiosa nas redes sociais
Rodrigo França, do 'BBB 19', é alvo de ameaças de morte, ataques racistas e de intolerância religiosa nas redes sociais -

Rio - Familiares de Rodrigo França, de 40 anos, participante do "BBB 19", decidiram entrar na Justiça contra os autores dos ataques racistas e de intolerância religiosa que o dramaturgo vem sofrendo nas redes sociais. O advogado Ricardo Brajterman vai representar Rodrigo.

"Serão duas atuações. Uma na área criminal, na Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos. Na área cívil, vamos pedir a identificação dos IPs por trás das postagens. Já notificamos o Instagram", revelou Brajterman, que também afirmou que a pena na área criminal pode chegar até a 3 anos de prisão.

Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais - Reprodução Internet

De acordo com Fábio França, irmão de Rodrigo, as ofensas acontecem desde o início do reality show, mas aumentaram muito com a indicação do carioca ao paredão. Ele, Hariany e Carolina disputam a permanência no "BBB" nesta terça-feira.

"Os ataques vem acontecendo desde o início do jogo, mas ficaram latentes com esta última indicação (ao paredão). São discursos de ódio em grupos de Whatsapp, de mutirão de votos, no Instagram, Twitter e todas as redes sociais", afirmou Fábio, que decidiu proibir os comentários no Instagram do irmão.

"A gente teve que fechar os comentários porque a pressão da minha mãe subiu bastante. Ela tem 70 anos e, apesar de todo o vigor, ela é uma senhora. Ninguém quer ver sua mãe ser tão desrespeitada. Ninguém quer ver a mãe chorando e a base de remédios".

Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais - Reprodução Internet

Fábio contou que tanto Rodrigo quanto o restante da família receberam até ameaças de morte. "Ultrapassou a esfera do jogo, da relação de torcida. Eu prefiro acreditar que quem faz isso não seja torcedor. Quem faz isso é criminoso. Não está no entretenimento para se divertir, quer diminuir a pessoa. São muitas palavras de baixo calão". 

A família de Rodrigo quer que os autores dos ataques sejam punidos. "Vamos até a última instância. A internet não é um campo sem lei. A coisa ficou séria mesmo. Não é brincadeira. Antes nós já iríamos dar queixa, mas hoje a seta subiu de uma maneira tão agressiva que precisamos mostrar para a sociedade que racismo é crime. Esses discursos estão matando jovens, negros, trans, gays...".

"Rodrigo é referência na educação, na cultura e arte. Ele traz uma grande representatividade. O jogo (no BBB 19) não pode ser reverberado de maneira tão negativa. Infelizmente, estão canalizando para outro lugar e esse lugar é crime. Agora basta", sentenciou.

Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais - Reprodução Internet

Galeria de Fotos

Rodrigo França, do 'BBB 19', é alvo de ameaças de morte, ataques racistas e de intolerância religiosa nas redes sociais Reprodução Internet
Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais Reprodução Internet
Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais Reprodução Internet
Rodrigo, do 'BBB 19', sofre ataques racistas nas redes sociais Reprodução Internet

Comentários