O 'BBB 20' virou caso de polícia. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) Jacarepaguá abriu inquérito para apurar a conduta do ginasta Petrix Barbosa, 27 anos. "De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) Jacarepaguá, diante dos fatos veiculados na mídia foi aberto procedimento para apurar os fatos", diz nota da Polícia Civil.
Para quem não assiste ao programa ou perdeu essa primeira semana, aqui vai um resumo de Petrix na casa. O atleta já foi flagrado apalpando participante, já disse que as mulheres escolhidas pela produção do reality poderiam ser "mais bonitas" e esfregou as partes baixas dele em uma sister. Fato que lhe rendeu uma advertência por parte da direção do programa, que não foi exibida ao público. Depois, o ginasta se retratou.
Nas redes sociais, os adjetivos direcionados a ele (e alguns outros brothers) vão de "boy lixo", "macho escroto", "macho hétero", "Chernobyl". Nomes como Bruna Marquezine, Fernanda Paes Leme, Felipe Neto e milhares de não famosos fãs do 'BBB 20' são só alguns dos que não aceitam as atitudes machistas exibidas.
"Amamos o Pyong ter indicado o Petrix para o paredão. A gente sempre gosta quando o jogo dá essa reviravolta", confessa a empresária e modelo Fran Grossi ('BBB 14'), que é casada com Diego Grossi ('BBB 14'). Além de Petrix, outros três estarão na berlinda. Quem atender o Big Fone, hoje, escolhe o segundo para o Paredão. Depois, tem a escolha do líder Guilherme, amanhã; e, por fim, quem perder a Prova Bate e Volta - disputada amanhã entre Petrix e o mais voltado pela casa.
"O Brasil e o telespectador de reality show são pessoas que fazem julgamento bem pesado. O Petrix aqui fora não está sendo benquisto por conta de atitudes que teve. Não vi todo esse fervo, até porque foi perguntado para as meninas e elas não viram também, encararam de forma natural, como uma amizade", opina ela.
REJEIÇÃO RECORDE?
Fran acredita que Petrix tem chances de ser eliminado com rejeição recorde, se depender do voto do público. "Infelizmente o programa pode perder um participante que mudaria o jogo muitas vezes", afirma.
Mesmo pedindo desculpas, o atleta não reverteu sua rejeição. Nas redes sociais, por exemplo, internautas pediam a expulsão dele. As hashtags #petrixpulso e #petrixassediador figuraram entre os mais comentados, aqui no Brasil, no Twitter.
"Por muito tempo esse tipo de coisa foi abafada, um programa como o 'BBB' acabava não expondo a problemática de se ter homens ainda muito machistas na sociedade contemporânea", observa Dora de Assis, a Raíssa de 'Malhação'. "Acabava virando uma reprodução de valores muito atrasados, muito arcaicos. O importante disso acontecer agora é que a gente tem a internet, lugar onde a gente pode problematizar esse tipo de atitude e discutir sobre ela, e ver que esse tipo de coisa não é mais aceitável" diz.