Rafaella Tuma, ilustradora do ’BBB 23’, é acusada de racismo na webReprodução / Instagram

Rio - A ilustradora Rafaella Tuma, de 34 anos, foi acusada de racismo ao publicar um "meme" em que compara um homem negro a um bandido. Após a polêmica, a artista, que assina um quadro em que desenha diálogos absurdos do "BBB 23", usou os stories do Instagram para se desculpar pelo post.
A imagem, inicialmente publicada por Rafaella, mostra uma conversa de WhatsApp entre duas amigas. Durante o bate-papo, uma delas afirma que está sofrendo por amor e envia a foto de um homem negro, de boné e sem camisa, que aparece fumando em frente a uma casa sem pintura. A outra, por sua vez, responde: "Está sofrendo por quê? Ele te roubou?".
Nas redes sociais, seguidores da ilustradora apontaram a problemática de se comparar um homem negro a um criminoso e ainda aproveitaram para marcar perfis como Boninho, diretor do "BBB", e Felipe Neto, que é sócio da Play9 - agência da qual a ilustradora faz parte - cobrando providências. Ao ver o burburinho, a artista apagou a publicação e aproveitou para se desculpar através dos stories.
"Eu vim me pronunciar sobre o 'meme' compartilhado mais cedo nos meus stories. Gente, sinceramente não tem muito o que fazer. Você tem que assumir os seus erros, ver que eles foram muito grotescos e tentar pedir desculpa", iniciou Tuma.

"Quando eu peguei esse meme, eu peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e comediante. Ele mesmo tirou uma foto dele e ele mesmo se 'zoou'. Não estou fugindo do meu erro, eu sei que eu não deveria ter compartilhado, porque isso traz uma problemática gigante, uma mensagem muito negativa por todo o estereótipo", acrescentou a ilustradora.
"Eu fiquei com muita raiva de mim mesmo por não ter visto o filtro tão óbvio que estava errado. Eu peço desculpa. Eu errei. A minha página vai ter muito mais filtro daqui pra frente, desculpa", finalizou ela.
Veja o vídeo