Ricardo Alface é o 17º eliminado do ’BBB 23’João Cotta / Globo

Rio - Ricardo Alface, o 17º eliminado do "BBB 23", foi um dos protagonistas do reality show. Ele fez de tudo para conquistar o prêmio milionário do programa e movimentou o jogo com suas estratégias ousadas. Ele jogou em grupo, sozinho, mudou de quarto, fez alianças, dançou, brigou e se apaixonou. Alface participou do tradicional café da manhã com Ana Maria Braga no "Mais Você" desta sexta-feira e, durante o bate-papo, o biomédico, que recebeu 68,86% dos votos no Paredão contra Larissa, falou sobre sua trajetória no reality show e foi sincero ao opinar sobre o jogo dos outros brothers.
No "Mais Você", o ex-brother não conteve a emoção ao reassistir o discurso feito pelo apresentador Tadeu Schmidt na noite de sua eliminação. "Não tem prêmio melhor que isso, não. O 'BBB', querendo ou não, mexe com o Brasil inteiro. Você marcar uma edição, o 'BBB 23', não tem como, não... O maior prêmio é estar ali cravado que teve um Alface no 'BBB' de 2023", ponderou ele.
Ao ser questionado sobre seu objetivo no reality show, o biomédico afirmou que sempre foi um jogador autêntico e obstinado. "Eu confiei muito em mim mesmo. Não me deixei levar pela manipulação de outros jogadores, por conversinha. Eu fui por mim mesmo, pelo meu 'feeling'", pontuou. 
"A minha participação foi muito autêntica. Eu falo de mim, tive orgulho, pois não reprimi minhas vontades, fiz o que tive que fazer, e quando não me senti mais a vontade, eu mudei. As coisas foram acontecendo, eu fui me perdendo, me reencontrando, me apaixonei... Eu literalmente vivi o 'Big Brother'", acrescentou, referindo-se ao seu affair com Sarah Aline dentro da casa.
Acusado por Ana Maria Braga de ser um conquistador nato, Alface admitiu que apesar de ter flertado com sisters como Paula, Amanda e Tina, Sarah foi a única que conquistou seu coração. "Ela me pegou mesmo. Começamos como amigos e ela que me conquistou... O beijo, então, era 10 de 10. Foi o encaixe perfeito", relembrou o ex-brother.
Logo depois de rever trechos das brigas que protagonizou na casa, o biomédico rebateu algumas falas de Amanda sobre ter tentado se encaixar em todos os grupos para se livrar do Paredão. "Não concordo. Chegou uma parte do jogo que eu percebi que não era o alvo das Desérticas. Eu não me anulava, eu podia votar em quem eu quisesse, que estava tudo certo", disse ele, que aproveitou para ratificar as críticas que havia feito à médica. "Quando eu trago esse posicionamento, indiretamente, eu quis dizer: 'você foi planta. Você não fez nada para se impor'. Para mim, ela só somou voto com o grupo. Era essa a minha visão lá dentro", explicou Alface.
Ainda sobre as confusões, o ex-brother admitiu que apesar de ser uma pessoa naturalmente "chata", muitos brothers também eram pessoas difíceis de conviver. "A briga me procurava. Eram sempre com Sapato, Bruninha, no final teve com o Fred, meu parceiro, porque ele me chamou de traidor e eu não gostei, não", contou, bem-humorado.

No decorrer de uma interação para designar adjetivos aos colegas de confinamento, Alface afirmou que Fred Bruno, que polemizou ao cometer infrações de trânsito ao comemorar sua saída do reality, era, sem dúvidas um dos mais "chatos" da edição. "Chegou uma hora que as piadinhas dele já não desciam mais", alfinetou o biomédico.
Por fim, Alface revelou que apesar de qualquer desafio enfrentado, não faria um jogo diferente para manter-se no "BBB". "Sinceridade mesmo, se eu fizesse algo diferente, não seria o Alface. Tem uma grande diferença entre arrogância e auto confiança, e eu queria muito o prêmio, queria muito jogar de verdade. Eu cresci em cima dos meus erros, eles não foram meus inimigos, foram minha escada, eu cresci com eles. Não faria nada de diferente", garantiu o ex-brother.
Para Alface, a melhor jogadora do programa é Larissa. "A melhor jogadora, sem dúvidas, é a Lari. Não tem o que falar. No início do programa ela era muito assertiva nas coisas, sabia conversar, persuadir as pessoas para entender o jogo dela e do Fred. Isso foi muito importante para ela enquanto jogadora". 
Torcida
Apesar de ter chamado Amanda de planta, Alface torce para que a médica seja a vencedora do "BBB 23". "Acho que a Amandinha merece ganhar. A Lari só se não tivesse saído do programa. Como ela saiu, acho que já não faz sentido ganhar. Agora, a Amanda teve um jogo de planta, sim – eu falo isso sem problemas e os hates podem vir (risos). Porém, ela veio em uma crescente muito boa, se posicionando cada vez mais, e ouviu o que a Lari veio trazer. Quando ela ouviu e colocou em prática, ela se sobressaiu. Então ela foi assertiva nos posicionamentos, na forma de falar. Saiu de um jogo totalmente oculto para uma possível protagonista das Desérticas. E ela é carismática! É engraçada, minha estranha favorita, como eu gostava de dizer. Acho que ela ganha", disparou.
Planos e carreira
Ricardo Alface quer aproveitar todas as oportunidades que surgirem agora que ele deixou o reality show global. Ele pretende cursar uma faculdade de Medicina, mas também não descarta trabalhos como influenciador digital. 
"Eu quero voltar a estudar. Quero fazer Medicina, mas acho que nesse momento não vai dar para conciliar. Quem sabe no próximo ano eu me prepare para fazer um vestibular e entrar em 2025. Não tenho pressa, estou tranquilo quanto a isso. Também quero ver o que o mundo tem para me oferecer, ver se eu tenho alguns dons que estão esquecidos, algo que me desperte a dopamina, hormônio da felicidade. Quem sabe a Comunicação, o Marketing, quem sabe ser um digital influencer... Eu não sei, mas quero tentar tudo que tiver para encarar, experimentar. Acho que a vida é isso: aproveitar as oportunidades", concluiu.